/* ]]> */
  • Alameda Jaú, 1754 - 09º andar | Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01420-006 | Telefone: + 55 (11) 3995-8160

5 coisas que você precisa saber sobre o uso de Big Data na contabilidade

5 coisas que você precisa saber sobre o uso de Big Data na contabilidade

5 coisas que você precisa saber sobre o uso de Big Data na contabilidade

5 coisas que você precisa saber sobre o uso de Big Data na contabilidade 660 400 Marcio Takeuchi

O Big Data é um conceito que está sendo cada vez mais utilizados nos negócios durante a última década e esta é uma estimativa que continua se mantendo e certamente permanecerá ao longo dos anos.

Para se ter uma ideia, segundo a International Data Corpotation, o mercado de tecnologia e de serviços relacionados a esta metodologia teve uma taxa de crescimento anual de 26,4% entre 2014 e 2018, contabilizando US$ 41,5 bilhões em lucro, cerca de 6 vezes maior que o crescimento do mercado geral de tecnologia da informação, por exemplo.

Diante deste contexto e com a expansão da tecnologia em quase todos os ramos da atualidade, o setor de contabilidade também está passando por algumas transformações significativas, evoluindo através da tecnologia e dos softwares de gestão.

Consequentemente, empresas precisam se manter atualizados às transformações digitais para ficar à frente de seus concorrentes. Para isso, grandes empresas do segmento já começaram a adotar tecnologias como o Big Data, a Robótica e a Inteligência Artificial (IA) em seus modelos de negócios.

Ainda assim, como fazê-lo com sabedoria, criatividade e assertividade? Entenda agora este processo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o uso de Big Data na contabilidade. Você vai se surpreender com as vantagens desta prática no seu dia a dia.

1. Ele representa um grande volume de dados

O Big Data é um conjunto extremamente grandioso de dados que são oriundos de várias fontes, além de reunidos por diferentes formas, em uma taxa tão rápida que está muito além do processamento de um servidor tradicional.

Assim, este conceito tanto atrela um grande volume de informações como um fluxo em alta velocidade, sendo composto por uma variedade tão grande que pode mesclar desde imagens a textos. Logo, com base neste cenário, o Big Data está afetando a maior parte dos aspectos do setor de contabilidade, uma vez que ajuda a produzir uma melhor experiência para clientes e profissionais.

Isto é, é possível agrupar uma série de informações contábeis e financeiras e traçar padrões, linhas de tendências e outras informações de grande valia para a tomada de decisões das empresas.

2. Permite o acesso em tempo real às informações

Os métodos modernos de contabilidade exigem que você entregue as suas tarefas dentro de um determinado (e curto) espaço de tempo. Porém, os métodos tradicionais de registro limitam a visibilidade dos dados, dificultando a conclusão destes afazeres antes do fechamento dos livros e tornando o processo mais demorado.

Dê mais fôlego para o seu time de RH. Conheça o nosso BPO especializado em contabilidade

Em uma situação como esta, ter acesso em tempo real aos dados contábeis é a maneira única de otimizar todas as etapas, pois mantém o sua contabilidade em sincronia com o calendário de obrigações, corrige ou notifica instantaneamente os erros em relatórios e ainda aumenta a eficiência, economizando tempo.

3. A análise de dados com Big Data é extremamente benéfica

A aplicação da análise de dados ao Big Data cria várias oportunidades para as empresas de contabilidade obter insights significativos, preverem resultados futuros e automatizarem suas tarefas financeiras.

Nos processos fiscais, ela ajuda a avaliar os códigos tributários, reduzir a fraude e monitorar o orçamento e as despesas. Economizando tempo, dinheiro e estresse para os especialistas. Já no setor de consultoria, ajuda a identificar e monitorar dúvidas, além de criar relatórios para melhorar o desempenho dos negócios.

Ademais, quando o assunto são as finanças, o Big Data auxilia a projetar modelos analíticos e construir relatórios financeiros mais apurados. Portanto, é uma das tecnologias mais úteis que os contadores precisam adotar em seus processos.

4. As informações são melhores visualizadas

Com a ajuda de um software, os contadores angariam a capacidade de visualizar grandes quantidades de dados – o que, por sua vez, ajuda os usuários a observarem padrões, fluxos, irregularidades e exceções com mais facilidade.

Essas ferramentas permitem visualizar as informações de forma que não eram possíveis anteriormente, com os métodos tradicionais. E tem mais: ainda facilitam a vinculação de dados de várias fontes, de modo a fornecer novos insights para os relatórios e possibilitar que realizem análises estatísticas avançadas.

5. Melhor análise de auditoria

Atualmente, as abordagens tradicionais de auditoria, que incluem a análise de bilhões de transações, não são mais utilizadas. Embora os auditores ainda trabalhem em grandes conjuntos de dados, o Big Data chegou para transformar este conceito e melhorar o processo.

Assim, a análise de auditoria possibilita visualizem e analisem uma ampla gama de informações que fazem parte da sua rotina, ajudando a identificar exceções e pontos de pressão, para que os auditores possam se concentrar em áreas maiores de risco.

Quer implementar?

Com o volume cada vez maior de dados, os profissionais devem conseguir utilizar a tecnologia e as ferramentas mais recentes para analisar dados financeiros. Especialmente, porque isso vai ajudar a melhorar a rotina de empresas, fornecer maior segurança sobre as demonstrações financeiras e aumentar o suporte às decisões que implicam na prosperidade do negócio.

Portanto, as principais empresas devem integrar as técnicas de Big Data em seus modelos de negócios para alcançar essa transformação. E, mais do que isso, devem compreender que implementar esta tecnologia pode ser desafiador, pois vem com muitas contingências em torno da qualidade das informações, das fontes e da escolha de conjuntos de dados que precisam ser entendidos adequadamente ao usar esta novidade.

A Bluke somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade.