• Alameda Jaú, 1754 - 08º e 09º | Jardim Paulista, São Paulo – SP - Telefone: + 55 (11) 3995-8160

6 sinais de que a sua empresa precisa melhorar a gestão financeira

6 sinais de que a sua empresa precisa melhorar a gestão financeira

6 sinais de que a sua empresa precisa melhorar a gestão financeira 2059 1376 Bluke

O setor financeiro de uma empresa é aquele que vai cuidar do dinheiro do seu negócio, partindo da administração do capital e indo até como ele será usado. Controle de despesas, orçamento para investimentos, planejamento financeiro, fluxo de caixa, dentre outros detalhes são fatores chave de uma boa gestão financeira.

Portanto, se esta área da empresa não estiver bem, tudo que compete ao crescimento saudável da organização pode ir por água abaixo.

Inclusive, a empresa pode sofrer um baque em relação à falta de orçamento, por exemplo. Ou não conseguir renegociar uma dívida, entre outras coisas que podem ser extremamente prejudiciais caso o setor financeiro da sua empresa não esteja em suas melhores condições.

Dessa forma, é importante sempre estar atento a isso. E, para que você não tenha dúvidas, separamos seis sinais de que presentes em empresas que precisam melhorar sua gestão financeira. Confira:

1. Processos estão demorando mais do que o normal?

Na maioria das vezes, seus funcionários estão gastando tempo à toa com tarefas manuais que poderiam estar sendo feitas por um software. A adesão de um software, inclusive, pode otimizar tanto a gestão financeira diária, quanto o próprio tempo que seus colaboradores poderiam dedicar a várias outras atividades.

Gerenciar documentos em papel é muito mais complicado do que tê-los em um sistema de nuvem ou no computador, por exemplo. Sem contar que a possibilidade de erros é muito grande.

Ao utilizar processos antigos e não investir em um bom sistema de gestão, sua empresa estará se atrasando em relação às outras e pode se prejudicar de inúmeras formas. Baixa produtividade de sua equipe e demora na execução de processos diários, entre outras coisas, pode ser um dos impactos da falta de apoio tecnológico.

Esse é o primeiro erro comum de empresas que precisam melhor o setor financeiro: processos antigos e demorados. Se os processos forem automatizados, a gestão se torna mais eficiente e você poderá prever situações ruins, otimizar o tempo e serviço, além de utilizar de mais recursos disponíveis.

2. Os dados financeiros estão acessíveis?

Você tem facilidade em descobrir, por exemplo, sobre a quantidade de recursos financeiros que estão disponíveis no caixa do seu negócio?

Ou, se sua empresa está perto de se tornar inadimplente, qual seu orçamento para comprar algum produto que precise substituir outro com urgência ou uma máquina? Se você não conseguir responder de forma positiva, este pode ser um alerta quanto a problemas na área financeira.

Manter e gerar dados de forma manual é extremamente complicado, por isso, um sistema é o ideal para que você tenha acesso rápido ao que precisar.

Gerenciar suas informações em planilhas, às vezes, é a razão da sua equipe encontrar dificuldades em gerenciar os dados. Logo, ao acesso a dados acurados é prejudicado. E esse é o segundo sinal de que sua empresa precisa melhorar no setor financeiro.

3. Seus dados estão fora do lugar?

Conhecer o nível de produtividade dos seus funcionários, controle estoque, margens de lucro, tributos que devem ser pagos, entre outras coisas, contribui para a boa gestão de qualquer negócio. Parte de uma boa organização, em qualquer empresa é responsabilidade de um bom planejamento financeiro.

Aqui, ter uma boa gestão de custos, registro de despesas e ganhos (fluxo de caixa), entre outros aspectos pode contribuir para se ter todas as informações em seus devidos lugares. Contudo, se esses dados não estiverem no lugar certo, é sinal de que seu setor financeiro está bagunçado.

Essa desorganização pode ocorrer por inúmeros fatores. E, quando ela ocorre, muitos gestores não têm a clara visão da saúde financeira de suas empresas ou unidade de negócio.

Por consequência, acabam se deparando com problemas muito perto deles explodirem, ou depois de já terem o feito. Ou seja, com menor chance de recuperação.

Dê mais fôlego para o seu time de RH. Conheça o nosso BPO especializado em contabilidadePowered by Rock Convert

Ao melhorar os processos de gestão financeira, tudo estará nas mãos dos gestores. Essa é uma ótima fonte de insights, e que deve, sempre, ser levada em consideração na construção de estratégias de sucesso.

Com todos os dados atualizados em tempo real, o empresário ou o gestor pode ter maior controle do fluxo de caixa, planejamento financeiro e produtividade, podendo também entender os pontos fracos da empresa que podem ser melhorados.

Aqui, terceirar a gestão financeira da sua empresa pode ser uma excelente saída para os que buscam mais fôlego para focar no core business, mais acuracidade de dados e qualidade de insights.

4. Sua gestão financeira tem problemas para cumprir requisitos contábeis?

Logo que você cria sua empresa, precisa decidir qual regime tributário combina mais com as características do seu negócio, como o Simples Nacional, muito escolhido por micro e pequenos negócios, ou o Lucro Real e Lucro presumido. Cada um deles possui características e exigências diferentes, podendo ser ou não um empecilho na organização do seu setor financeiro.

É ai que você vai conseguir notar se precisará melhorar o seu setor financeiro. Ao se deparar com os obstáculos no caminho para o crescimento da empresa, em relação a esse regime tributário. Com um BPO financeiro, o gestor conseguirá organizar melhor relatórios e compilar também, podendo dar as informações necessária à contabilidade com precisão.

5. Contas a pagar e a receber é uma dificuldade

A falta de controle no setor financeiro também vai prejudicar absurdamente seus funcionários caso ele não melhore. Sem contar nas dificuldades em gerenciar também o pagamento dos clientes.

Ou seja, clientes inadimplentes, geram lacunas no lucro e – em algum momento – no orçamento da empresa. Por fim, tudo isso, ocasionalmente, levará ao completo descontrole de contas a pagar e a receber.

Além do mais, colaboradores remunerados com intermitência, em função de uma má gestão financeira, ocasionalmente, podem realizar suas atividades com menor eficiência, o que gera queda na produtividade.

6. Desconfiança dos investidores e acionistas

Se os sócios investidores da sua empresa, em algum momento, se virem em um cenário de desconforto quanto a injetar valores em sua empresa, por saberem que o seu setor financeiro está desorganizado, o sinal está claro.

Entre inúmeros fatores, investidores buscam investir naquilo que demonstra, cedo ou tarde, consideráveis potenciais de lucro. Principalmente, se forem rápidos ao obterem esse retorno. Não basta pedir para que confiem na sua empresa, é preciso mostrar que ela é saudável financeiramente, através de relatórios e números.

Sua empresa precisa de mais agilidade e precisão na gestão financeira?

Investir em um Outsourcing de gestão financeira para cuidar do seu back office é o ideal para melhorar inúmeros processos na sua empresa. Com isso, sua empresa ganha mais fôlego para focar no seu core business e uma rica fonte de informações para tomada de decisões.

A Bluke é especialista em outsourcing em serviços de contábeis, fiscais de folha de pagamento e gestão financeira. Temos expertise em empresas com governança corporativa, empresas estrangeiras com operação no Brasil e startups.

A Bluke somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade.