/* ]]> */
  • Alameda Jaú, 1754 - 09º andar | Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01420-006 | Telefone: + 55 (11) 3995-8160

Contabilidade 4.0: o que podemos esperar para o futuro do setor

Contabilidade 4.0: o que podemos esperar para o futuro do setor

Contabilidade 4.0: o que podemos esperar para o futuro do setor 1250 834 Marcio Takeuchi

Uma transformação digital que promove a produção industrial do futuro e se consagrou como a quarta fase do avanço tecnológico ao redor do mundo: esta é a Indústria 4.0.

Utilizando de Sistemas Ciber-Físicos (sistema de elementos computacionais colaborativos com o objetivo de controlar entidades físicas) e da Internet das Coisas (IoT), esta metodologia impacta os processos de negócios em diferentes segmentos e, neste contexto, a contabilidade, que tem uma função indispensável para as corporações, também vem se adequando à novidade.

Você deve estar se perguntando: “mas como isso seria possível?”. A realidade é que a Indústria 4.0 oferece um novo potencial para a transformação do processo contábil, através da digitalização e da utilização de novas ferramentas. Assim, é importante dizer que este segmento urge por se redefinir e, acima de tudo, por redesenhar suas estratégias.

Diante deste cenário, o principal objetivo deste artigo é observar o que podemos esperar do futuro, especialmente em um universo em que a contabilidade será 4.0. Entenda agora e surpreenda-se:

A Origem da Indústria 4.0

Esta 4ª Revolução Industrial tem sua origem na Alemanha e é inspirada por uma iniciativa do governo, que objetivava encorajar a concorrência digital e tecnológica entre diferentes negócios e processos.

Neste contexto, o coração da Indústria 4.0 está centralizado no conceito básico da Internet das Coisas (IoT), que engloba uma série de dispositivos ativados pela rede e representa a integração de todos os tipos de tecnologia de informação, comunicação e automação.

Dessa maneira, esta metodologia tem sintetizado inúmeras transformações ao redor do mundo, fazendo com que diferentes segmentos se movimentem de modo a se adaptar a esta movimentação econômica e, acima de tudo, repensassem suas práticas. Isto, é claro, já acontece com a contabilidade.

Impactos na Contabilidade 4.0

A Internet das Coisas e a Indústria 4.0 terão um enorme impacto no setor financeiro das empresas, como um todo. Principalmente, porque os dispositivos e softwares conectados à rede facilitarão a acessibilidade e o compartilhamento de dados monetários em tempo real.

Com isso, o contador receberá uma enorme quantidade de dados e informações para trabalhar, além de conseguir monitorar as transações de maneira ativa, detectar inúmeras fraudes financeiras rapidamente, minimizar os danos e ainda tornar a auditoria mais fácil.

Inclusive, de acordo com uma análise realizada pela Manisa Celal Bayar University, ao substituir os sistemas tradicionais pelos inteligentes, os erros de origem humana serão reduzidos e, assim, o departamento de contabilidade será mais assertivo ao registrar os movimentos financeiros e reportar os seus resultados, sendo primordial na tomada de decisões dos negócios.

Dê mais fôlego para o seu time de RH. Conheça o nosso BPO especializado em contabilidade

Por esta razão, se faz urgente que ocorra uma corrida para que os contadores não fiquem para trás neste desenvolvimento e se adaptem rapidamente. Ainda assim, embora essa conectividade de dispositivos à Internet forneça uma infinidade de benefícios, também será preciso estar atento aos ataques de ransomware e à vulnerabilidade dos sistemas.

A digitalização e seus benefícios

Em uma configuração de rede inteligente digitalizada da Indústria 4.0, as máquinas são conectadas como uma comunidade colaborativa, trocando grandes quantidades de dados em tempo real, que não serão estimados, calculados ou influenciados pelo envolvimento humano.

Esses dados são referidos como fornecendo transparência digital em tempo real 24 horas por dia, sete dias por semana e ao longo de todo o ano, medindo o desempenho e gerando relatórios para as partes interessadas.

Tudo isso garante maior credibilidade, mais oportunidades, precisão, confiabilidade e comparabilidade das informações relatadas. Logo, em termos técnicos, a digitalização da coleta de dados e relatórios em tempo real também significa que há potencialmente menos oportunidades para fraudes.

Ademais, a Indústria 4.0 também pode ser usada para melhorar as iniciativas de contabilidade ao obter dados anteriormente impossíveis de serem angariados, aumentar os detalhes e a eficiência, além de realizar uma maior transferência destas informações.

O Big Data como fator importante

Como já visto anteriormente, muito tem se falado sobre dados e isso, é claro, está relacionado à presença do Big Data, o que faz necessário que os profissionais de contabilidade tenham habilidades neste segmento de tecnologia e manipulação de dados, para lidarem com as informações obtidas.

Antes do Big Data, por exemplo, os departamentos financeiros costumavam analisar os dados utilizando técnicas conhecidas para calcular a lucratividade e o retorno sobre o investimento (ROI), como as planilhas. No entanto, agora eles precisam analisar essas informações com o auxílio de softwares de análise preditiva.

Assim, com o futuro se aproximando, os contadores não são mais responsáveis apenas por observarem as entradas e saídas de um caixa, construção de relatórios e DREs, ou de obrigações governamentais, mas também devem extrair percepções dos dados financeiros para ajudarem a planejar estrategicamente os movimentos dos negócios e impulsionar a eficiência operacional.

Logo, é possível dizer, inclusive, que o contador agora evoluiu para um parceiro de negócios estratégico, se tornando indispensável para um bom funcionamento das finanças corporativas.

Implemente o futuro hoje mesmo!

Como observado ao longo do texto, a Contabilidade 4.0 trará uma série de novidades para o futuro, incluindo a análise de dados, uma maior acessibilidade aos dispositivos e a oportunidade de cuidar das finanças de uma organização sem precisar estar inserido neste contexto.

Pensando neste cenário inovador e repleto de transformações, a Bluke fornece outsourcing nos serviços de contábil e fiscal, além de folha de pagamento e gestão financeira. Tudo isso para empresas com governança corporativa ou estrangeira com operação no Brasil, além de startups. Agende um bate-papo com os nossos especialistas.

A Bluke somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade.