• Alameda Jaú, 1754 - 09º andar | Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01420-006 | Telefone: + 55 (11) 3995-8160

Metodologia Ágil: os benefícios e como implementar na sua empresa

Metodologia Ágil: os benefícios e como implementar na sua empresa

Metodologia Ágil: os benefícios e como implementar na sua empresa 1300 867

Se você já teve dificuldade em gerenciar um projeto, encarando problemas como atrasos ou mudanças inesperadas que acabaram com seu planejamento, você pode estar precisando implementar uma metodologia ágil na sua empresa.

Seja em uma startup ou em uma grande empresa, o fato é que as metodologias ágeis estão se tornando uma tendência cada vez maior. Elas indicam que sua empresa está se atualizando, pensando em inovação, e também fazem a gestão, tanto dos projetos, como da empresa. Uma apresentação ser bem mais organizada.

O que é uma Metodologia Ágil?

Conhecidas por fazerem com que suas entregas ocorram de forma mais rápida, seus processos sejam otimizados e mudanças sejam facilmente adaptadas, as metodologias ágeis são um conjunto de abordagens técnicas e práticas. São estruturadas em blocos de pequenos ciclos que são construídos a partir do fracionamento de um projeto. Desse modo, são estabelecidas metas para cada um desses ciclos até a entrega final.

Elas surgiram a partir da dificuldade dos gestores de TI que estavam cansados de possuir problemas com clientes e erros de desenvolvimento em seus softwares. Assim, começaram a ser criadas essas novas formas de gestão, muito mais dinâmicas e que oferecem maior flexibilidade durante o trabalho.

Hoje, elas são utilizadas para muito além da área de TI e possuem diversos formatos diferentes. Todavia, existem algumas características que estão presentes em quase todos os métodos, como: feedbacks ao longo do projeto, flexibilização do escopo, entregas mais rápidas sem perder a qualidade e foco no que o cliente quer.

Benefícios das Metodologias Ágeis

Implantar um sistema de metodologia ágil pode gerar dúvidas sobre a real necessidade e efetividade. Por isso, trouxemos alguns dos principais benefícios de realizar essa implementação na sua empresa:

1. Menos erros

Como todo o processo é dividido em pequenos ciclos com metas de curto prazo, é mais fácil ser assertivo. Assim, você normalmente consegue fazer entregas melhores e, que por sempre estarem passando pela validação do cliente, causam menos problemas.

2. Adaptabilidade

Quando trabalhamos com escopos fechados de projetos, corremos o risco de sofrer muito com mudanças. Assim, ao ter exatamente um passo a passo cronometrado, quando o cliente pede alguma mudança repentina ou ocorre um problema, o restante do processo é afetado.

Com uma metodologia ágil, você consegue ter uma maior flexibilidade e, ao entender que as mudanças também fazem parte do projeto, fica mais fácil resolver e se adaptar.

3. Organização

No ágil, utilizam-se muito de ferramentas visuais como listas, quadros, painéis estilo Trello (Kanban), enfim, tudo o que facilite a visualização do que está acontecendo e o que irá acontecer. Isso facilita a organização da equipe na entrega das tarefas, evitando atrasos, e também facilita para informar ao cliente em que ponto estão.

4. Satisfação do cliente

A preocupação com o feedback é um dos pilares desse método, logo, existe uma comunicação constante para tirar dúvidas sobre o projeto e informar o que está acontecendo. A partir desses processos, você gera uma maior confiança no cliente e faz com que ele se sinta incluído.

Além disso, como cada processo é aprovado, a probabilidade de você obter um NPS alto no final do processo é muito maior. E, é claro, o cuidado que essa cultura do feedback traz potencializa as chances de você ser lembrado para uma contratação futura.

5. Velocidade

Sendo considerada a principal diferença para com uma metodologia tradicional, nessa prática você possui uma maior velocidade dos processos. Isso ocorre porque em vez de fazer um planejamento imenso, em que muitos erros não previstos vão atrapalhar, aqui o foco é adaptabilidade.

O seu planejamento será muito mais simples e flexível, e suas entregas serão mais rápidas. No método ágil, você não vai realizar apenas a entrega final do projeto, e sim várias pequenas entregas para ir gerando valor e construindo o seu projeto.

Quais são as principais metodologias ágeis?

Existem diversos métodos que estão sendo utilizados atualmente, e é necessário entender qual que vai se adaptar melhor a sua realidade. Conheça abaixo dois muito utilizados no mercado:

SCRUM

A metodologia Scrum tem como base 4 reuniões:

Sprint planning – Sprint é cada ciclo de trabalho, logo aqui se entenderá o que o seu produto deve conter (backlog) e planejadas as ações a serem executadas para entregar valor.

Daily scrum – como próprio nome sugere, são reuniões diárias para acompanhar o progresso, ver o que foi feito anteriormente e o que será feito naquele dia.

Sprint review – revisão feita a cada fechamento de pequeno ciclo para verificar se está tudo conforme o pensado e atualizar se necessário.

Sprint retrospective – também realizada ao final de um Sprint, pode ser usada para melhorar e otimizar processos.

O Scrum pode ser utilizado para o gerenciamento de projetos de várias áreas e seu principal objetivo é garantir a entrega com qualidade máxima.

Extreme Programming (XP)

Voltado mais para a área de TI, mas podendo ser adaptada, o XP propõe ciclos curtos com testes constantes do software que está sendo desenvolvido. É baseado em integração contínua e no feedback do cliente que pode solicitar várias modificações.

Seu funcionamento é bem parecido com o Scrum, podendo ainda combinar as duas metodologias, e o objetivo é desenvolver tudo com o máximo de simplicidade possível.

Como implementar na minha empresa?

Assim como todo e qualquer processo, para implementar uma metodologia ágil você precisa incorporá-la a cultura da empresa. Elas são bem fáceis de serem compreendidas e implementadas, mas é preciso paciência.

Dessa forma, a dica é começar gradualmente, não tente colocar em todos os projetos ao mesmo tempo, comece em um e vá aumentando aos poucos. Motive as equipes, adapte ao que a sua empresa precisa e faça todos entenderem que aquele é o novo método de funcionamento.

Pode parecer algo complexo no início, mas conforme as equipes se adaptarem, perceberão como é fácil. E, além disso, os resultados e eficácia dos projetos vão aumentar significativamente, logo, vale muito a pena começar a implementar.

A Bluke somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade.