• Alameda Jaú, 1754 - 08º e 09º | Jardim Paulista, São Paulo – SP - Telefone: + 55 (11) 3995-8160

Saiba o que é Outsourcing Contábil e como ele pode ajudar a reduzir custos da sua empresa

Saiba o que é Outsourcing Contábil e como ele pode ajudar a reduzir custos da sua empresa

Saiba o que é Outsourcing Contábil e como ele pode ajudar a reduzir custos da sua empresa

Saiba o que é Outsourcing Contábil e como ele pode ajudar a reduzir custos da sua empresa 1397 931 Marcio Takeuchi

Muitas empresas estão fazendo mudanças organizacionais em seu ambiente corporativo. A redução de custos internos é uma das ferramentas estratégicas que permite aos gestores se concentrar no controle de gastos e na melhoria de processos. E nesse contexto, é completamente natural que empresas busquem soluções para escopos de back office, como da sua área de contabilidade, em empresas especializadas em outsourcing contábil.

Esse serviço não é apenas uma simples terceirização, mas também uma oportunidade de construir uma parceria onde seu fornecedor assume todo o campo contábil da empresa, contribuindo para seu sucesso estratégico, cumprimento de obrigações legais e acompanhamento de KPIs. A terceirização contábil não é apenas um serviço prestado de forma profissional, mas inclui também uma gestão voltada para a estratégia e soluções de alta performance, além de profissionais altamente qualificados na área.

Dessa forma, você deve estar atento a esse serviço caso queira controlar melhor as finanças da sua organização, de modo a reduzir possíveis custos. E é isso que discutiremos neste conteúdo. Nesse sentido, se você deseja saber mais sobre como o outsourcing contábil pode alavancar os rumos dos seus negócios e garantir a prosperidade financeira da sua empresa, continue lendo este artigo!

Outsourcing contábil

Outsourcing contábil refere-se à terceirização de serviços de contabilidade. O termo também se origina de outro conceito que você já deve ter ouvido: Business Process Outsourcing (BPO). Com o aumento do uso de tecnologia na prestação de serviços e o surgimento dos sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema integrado de gestão empresarial), o outsourcing contábil foi fortalecido em meados dos anos 2000.

Diferente da consultoria contábil ou de outros serviços de consultoria, no outsourcing contábil, o fornecedor assume um ou mais campos que não fazem parte do core business do cliente, como finanças, contabilidade, tributação e departamentos financeiros.

Ou seja, os serviços de outsourcing contábil vão muito além da simples terceirização: o escritório contábil passa a cuidar das áreas estratégicas da sua empresa e a processar informações de alta relevância, contribuindo positivamente para seus resultados.

Otimização dos serviços

Para as empresas, possuir um outsourcing contábil é sempre mais vantajoso do que instalar um departamento inteiro para realizar determinadas tarefas. As empresas que optam por este serviço podem economizar dinheiro, garantir profissionais qualificados atendendo às demandas, evitar gastos com benefícios e folha de pagamento aos funcionários e garantir a entrega de um trabalho mais otimizado.

A parceria com um fornecedor de outsourcing contábil é uma forma de expandir o escopo dos projetos e estabelecer relacionamentos de longo prazo com os clientes e investidores, pois o grau de confiança e interdependência será ampliado exponencialmente uma vez que o foco no core business é ampliado.

Aumento da produtividade

Ao contratar uma empresa externa, mais energia pode ser destinada as outras atividades que não são de retaguarda, melhorando assim a eficiência de suas atividades. Isso aumenta de forma progressiva a capacidade de seus colaboradores se concentrar em tarefas que aumentam a receita.

Nesse viés, o outsourcing contribui para vários fatores que afetam a produtividade dos funcionários. Em particular, por essa estratégia contar com a atuação de profissionais externos bem treinados, torna-os qualificados para realizar trabalhos em menos tempo e menos recursos, simplificando o processo e aumentando a eficiência da função.

Dê mais fôlego para o seu time de RH. Conheça o nosso BPO especializado em contabilidade

Portanto, a empresa não precisa se preocupar com os assuntos contábeis que precisam ser feitos, mas apenas focar no seu negócio, o que acaba por levar a uma boa gestão porque a equipe pode se concentrar nos seus serviços específicos.

Redução de riscos

Quaisquer erros causados por falta de experiência ou concentração serão evitados. Afinal, a empresa contratada, além de contar com softwares parametrizados e de alta performance, será especialista na área contábil. Significa que esse outsourcing pode atender a necessidades ou requisitos muito específicos, mas em comparação com a criação de novos departamentos funcionais, a terceirização facilita a execução de contratos externos.

Portanto, a empresa não precisa se preocupar com os riscos e investimentos envolvidos, por exemplo, abrir essa nova área ou mesmo integrar a pessoa aos seus colaboradores.

Outro ponto a se destacar é que os profissionais contratados de acordo com essa estratégia já sabem fazer as coisas e estão totalmente preparados, o que diminui a hipótese de problemas, pois esses especialistas realizam as atividades atribuídas de forma eficiente e segura!

Redução de custos

Caso seja necessária a formação de uma equipe nesta área na empresa, são necessários treinamentos especiais e demais despesas incorridas com o recrutamento. Ao usar os serviços de outra empresa, esses custos desaparecem.

Ou seja, conseguir transferir este valor para outros setores é muito mais importante. Normalmente, da forma mais simples, a terceirização de uma área é essencial porque reduz despesas, melhorando a lucratividade e a rentabilidade a longo prazo.

O outsourcing pode garantir a redução de custos, pois em vez de gastar com treinamento e contratação de funcionários especialistas nas áreas exigidas, sua empresa cria um vínculo de prestação de serviços, eliminando, completamente, despesas relacionadas ao vínculo empregatício.

Aliás, ainda carregam uma renda que não existe na organização e uma série de conhecimentos e tecnologias que são provenientes do outsourcing, sem que o gestor precise fazer um investimento interno que pode afetar a prosperidade financeira. Isso significa que a redução dos custos operacionais da empresa consiste na principal estratégia para as organizações que optam pelo outsourcing contábil.

Importância do Outsourcing

Na última década, à medida que as empresas cresceram e suas necessidades se tornaram mais específicas, o outsourcing se tornou cada vez mais popular. No entanto, era visto apenas como uma forma de solucionar o déficit organizacional. Atualmente, esse modelo de serviço se tornou uma ferramenta estratégica de eficiência e redução de custos.

As empresas líderes entendem que a terceirização de certas funções pode ajudá-las a obter uma vantagem competitiva, permitir que acessem conhecimentos inovadores ou tecnologias que não estão disponíveis internamente, além de ajudá-las a entregar produtos ou serviços com mais rapidez e direcionar os recursos para emergências.

A Bluke somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade.