Alcançar o sucesso da empresa é o que todo empresário deseja, não é mesmo? Além de bons produtos ou serviços oferecidos, um atendimento de excelência e um marketing inteligente, outros fatores também contribuem para atingir esse objetivo, como é o caso dos indicadores de desempenho, também chamados de KPI (Key Performance Indicator ou Indicador Chave de Performance).
Como a produtividade é parte essencial desse sucesso, o indicador de produtividade é um dos mais relevantes para qualquer empresa. Na prática, ter um ambiente de trabalho produtivo é muito além de conseguir produzir em maiores quantidades. É saber produzir mais com os mesmos recursos, além de aproveitar ao máximo o tempo de trabalho para uma entrega mais pontual e de maior qualidade.
E como saber se a sua empresa está sendo produtiva e atingindo esses padrões em seus processos?
Com os indicadores de produtividade, que são diversos e focados não somente na análise do presente, mas também em uma previsão do padrão futuro da empresa.
Geralmente, os indicadores são representados por índices numéricos de modo a representar quantitativamente os resultados analisados, e devem seguir um objetivo principal, que nesse caso é o de avaliar a produtividade. A aplicação dos indicadores pode ser feita para toda a empresa ou para uma só equipe, por exemplo. Tudo depende do objetivo da avaliação.
No caso em que a análise dos KPIs de produtividade demonstrar que a produtividade desejada não foi atingida como o esperado, eles irão mostrar onde estão os possíveis pontos que precisam ser melhorados.
Consequentemente, os KPIs são de suma importância para apoiar a tomada de decisão dentro da empresa, já que dão subsídios e insights para que sejam traçadas estratégias e melhorias nos setores e em toda a empresa se necessário.
Apesar de ser uma prática bastante comum de controle de qualidade em geral, muitas empresas ainda desconhecem o termo ou aplicam de maneira errada os indicadores em seus departamentos. Por isso, preparamos uma lista com os três principais tópicos de produtividade que existem e algumas dicas para aplicá-los em seu negócio. Fique nesse post e confira!
Principais indicadores de produtividade
Como mencionamos, esses KPIs não são voltados apenas para medir quantidade, mas também qualidade. Os indicadores de produtividade são úteis para avaliar o funcionamento dos processos, comparar a quantidade de recursos utilizados e os resultados obtidos, assim como os esforços empregados pelos colaboradores vide a qualidade e quantidade de produtos/serviços gerados. Conheça os principais indicadores de produtividade:
Capacidade de produção
Analisar tudo o que foi produzido em termos de quantidade, tempo e qualidade comparando com os meses anteriores são de suma importância. Na prática, isso significa medir o tempo de cada etapa de produção, o quanto foi produzido em um espaço de tempo determinado.
Utilize o indicador de capacidade para analisar e descobrir se está havendo uma melhoria de desempenho em comparação com os meses anteriores. Se estiver, isso significa que a empresa está usando melhor os seus recursos, o tempo disponível e a capacidade dos colaboradores.
Por outro lado, se o indicador demonstrar uma queda no desempenho de produção, é sinal de que algum gargalo está ocorrendo em alguma etapa. Pode ser a produtividade dos funcionários, equipamentos ultrapassados e lentos, demandas em excesso, entre outros fatores.
Com esse critério de indicador, ainda é possível prever a capacidade de produção para os próximos meses, de modo a entregar somente aquilo que é possível, e não prometer quantidades que não pode cumprir. O lance aqui é associar os recursos que você tem disponíveis com a quantidade de entregas previstas.
Qualidade
Tomando como base o indicador de produtividade anterior, de nada adianta ter uma boa capacidade de produção se a qualidade foi deixada de lado, certo? O anseio por produzir mais em menos tempo pode sim prejudicar a qualidade do que está sendo entregue se a empresa não souber gerir seus processos.
O indicador de qualidade é um dos mais importantes, pois vai focar na análise do nível de qualidade do que é produzido e entregue. O indicador de qualidade atua como um contraponto, uma vez que evita que se produza “às pressas” sem qualidade.
Isso vai demonstrar se o aumento da produtividade está tendo um impacto negativo na empresa, diminuindo a qualidade, ou positivo, agilizando as entregas e, ao mesmo tempo, mantendo ou melhorando o nível de qualidade dos produtos ou serviços entregues.
Ao medir esse indicador, a empresa consegue adequar os processos, de modo a entregar com qualidade, evitando as queixas dos clientes e a queda nas vendas.
Lucratividade
Sem dúvidas esse é um dos indicadores que mais interessam aos empresários e gestores, e um dos mais fáceis de visualizar. Medir o nível de lucratividade ao longo do tempo é uma das melhores formas de mensurar a produtividade de uma empresa.
O pensamento é simples: quanto mais a empresa produzir e vender, maiores serão suas chances de aumentar os lucros ao longo do tempo. Por isso, é tão importante que a capacidade de produção seja positiva e, claro, a qualidade esteja em dia.
É importante também medir os indicadores de lucratividade de cada setor separadamente, a fim de compreender quais deles estão impactando diretamente nos resultados gerais da lucratividade da empresa.
Como aplicar os indicadores de produtividade no seu negócio?
Os indicadores de produtividade podem ser aplicados de diferentes maneiras dentro das empresas, focando em apenas um setor ou em toda a empresa, por exemplo.
Primeiramente, tenha isso definido com seu objetivo principal, ou seja, o que exatamente você precisa mensurar. Após isso, estabeleça um índice padrão para o processo que será avaliado e o tempo de comparação que análise irá se basear.
Após o resultado obtido, os dados são ponderados, a fim de fazer a comparação detalhada entre os mesmos dados de períodos anteriores pré-determinados.
Vale ressaltar que é preciso conhecer a fundo os processos da empresa para que se possa avaliar com certeza se há ou não evolução na produtividade, e não cair em falsas informações.