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Gestão de OKRs: entenda o que é e como implementar no seu negócio

Gestão de OKRs: entenda o que é e como implementar no seu negócio

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Você já parou para analisar se a sua empresa coloca em prática aquilo que planeja? No mundo dos negócios, manter um bom planejamento estratégico é um grande desafio. E, além de planejar, saber como executar é fundamental. Por isso, a gestão de OKRs pode ser o que falta para que a sua empresa comece a alcançar resultados significativos.

Muito se fala sobre a importância de elaborar um planejamento empresarial com objetivos definidos e recursos estratégicos específicos para conquistar o sucesso. No entanto, saber como aplicar tais conceitos na rotina da empresa não é um processo fácil e simples.

E é exatamente por isso que implementar a gestão de OKRs no seu negócio vai te ajudar a ter uma visão abrangente de suas estratégias. Logo, é possível garantir agilidade e eficiência na prática, trazendo inovação e uma integração completa de processos.

O que é OKR?

Caso você nunca tenha ouvido falar sobre a gestão de OKRs, o conceito pode até parecer uma novidade dos últimos anos. No entanto, o método surgiu pela primeira vez na década de 1970, por meio de Andrew Grove – presidente da Intel, na época, e criador do termo.

Em linhas gerais, OKR é uma sigla em inglês para “Objectives and Key Results” ou “Objetivos e Resultados-chave” em tradução livre. O intuito básico da metodologia é simplificar o gerenciamento dos objetivos de uma empresa, promovendo o alinhamento e engajamento da mensuração de metas.

Apesar de ser datada da década de 1970, a gestão de OKRs só ganhou notoriedade em 1999, quando o Google começou a aplicar o conceito em seu planejamento estratégico.

Como funciona o método OKR?

Basicamente, existem dois elementos presentes na aplicação do conceito: os objetivos e os resultados-chave. Os objetivos são designados para definir o propósito da empresa, ou seja, onde ela deseja chegar. Realizar essa análise é imprescindível para que o seu negócio tenha um norte a ser seguido, direcionando as equipes para uma gestão de produção eficiente.

Os objetivos precisam ser extremamente detalhados. Isso porque, somente com uma descrição atenta das metas, é possível conquistar bons resultados. Seja para aumentar as vendas, aprimorar o sistema de atendimento ou outros exemplos, traçar objetivos é o melhor caminho para garantir o sucesso da sua empresa.

os resultados-chave funcionam como um meio para alcançar tais objetivos. Nesta etapa, realizar a mensuração dos resultados é fundamental para saber se a empresa está no caminho certo.

Se o seu objetivo principal é aumentar as vendas no período de um mês, o que você vai fazer para conquistar essa meta? Por meio da aplicação de métricas, é possível determinar as etapas necessárias para alcançar o propósito principal e acompanhar o progresso a longo prazo.

Por que investir na gestão de OKRs?

Investir na gestão de OKRs é muito importante para assegurar um bom desenvolvimento da sua empresa no mercado.

Infelizmente, muitos empreendimentos não conseguem combinar planejamento e execução. Além da falta de propósitos, várias corporações só pensam no aumento de lucros e esquecem que o gerenciamento de estratégias é fundamental durante o processo.

Querer lucros não é errado. Pelo contrário: as empresas precisam deles para manter o equilíbrio financeiro. No entanto, também é necessário pensar além, principalmente nos dias atuais. Com tantas novidades e transformações tecnológicas, é essencial sair da zona de conforto para vencer a forte concorrência.

Portanto, a gestão de OKRs se torna um fator indispensável dentro das empresas. Além de oferecer um planejamento de objetivos mais eficiente, o conceito também vai aumentar a produtividade e motivação dos funcionários. A metodologia colabora com a liberdade criativa da empresa, personalizando metas e métricas, de acordo com a necessidade do momento.

Quais são os benefícios?

A gestão de OKRs promove diversos benefícios em sua implementação nas empresas. Uma das principais vantagens acontece justamente por causa da diminuição de prazos das metas, encurtando o processo e tornando-o mais ágil. Assim, qualquer erro ou imprevisto pode ser solucionado com rapidez.

Outro benefício é o aumento da autonomia dos funcionários. Com propósitos bem definidos, as equipes conseguem oferecer uma produção de alta performance, seguindo os padrões da cultura da empresa. Logo, também garante-se transparência no acompanhamento das métricas e no processo criativo.

A implementação de OKRs também vai ajudar a sua empresa a determinar metas desafiadoras. Por isso, é essencial manter o foco no momento da elaboração de metas, deixando a ação ainda mais prática e flexível.

Como implementar a gestão de OKRs na sua empresa?

Para implementar uma gestão de OKRs no seu negócio, o primeiro passo é definir quais são os propósitos da empresa. É fundamental elaborar objetivos específicos e detalhados para que todos os colaboradores estejam cientes do processo e consigam se adaptar ao novo formato estratégico.

Feita a definição dos objetivos principais, é o momento de decidir quais serão os resultados-chave para as metas. Vale ressaltar que cada meta pode ter mais do que um resultado-chave. A identificação nesta etapa é fundamental para traçar estratégias que tragam resultados positivos para a empresa.

Também é muito importante prestar atenção na definição de prazos. Na gestão de OKRs, os prazos precisam ser curtos para que os funcionários se tornem mais eficientes na resolução de eventuais problemas.

Criar metas fora da zona de conforto da empresa é outro ponto que merece destaque. Assim, as equipes ganharão uma maior motivação para gerar resultados eficientes e que promovam mudanças significativas. Para isso, ter uma comunicação transparente e confiável com seus colaboradores é essencial.

E a mensuração dos resultados?

A mensuração dos resultados é indispensável quando o assunto é a gestão de OKRs. O acompanhamento constante do progresso de metas é a melhor maneira de tornar o sistema estratégico mais eficaz.

Aqui, o importante é realizar avaliações periódicas, seguindo a necessidade do seu negócio. Geralmente, as métricas são analisadas trimestralmente, mas você pode adaptar o conceito para a dinâmica da sua empresa conforme o desejado.

Fazer a mensuração dos resultados em médio prazo é aconselhável para que as equipes tenham tempo suficiente para cumprir metas de resultados-chave. Logo, é fundamental organizar reuniões periódicas para que os colaboradores analisem o que está dando certo e o que precisa ser aprimorado ou substituído.

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