O futuro está diretamente ligado à automação. Ela tende a estar presente em todos os aspectos do nosso dia a dia.
Refletindo alguns segundos, lembrando de notícias recentes e até de algumas personalidades como Elon Musk, acaba ficando fácil visualizar este futuro próximo, por exemplo, em veículos autônomos. Estes automóveis já estão presentes no cotidiano de alguns países, com uma ascensão considerável e muito em breve nos levarão de casa até o escritório sem que, se quere, precisemos encostar na direção.
E no mercado de trabalho? Como essas mudanças têm ocorrido e como a automação já pôs (ou já deveria ter colocado) uma clara necessidade de se movimentar nos times de Recursos Humanos de muitas empresas?
Com a contribuição e avanço tecnológico, é tendência de marcado empresas aumentarem seus investimentos em automação, mudando assim o funcionamento de suas forças de trabalho, integrando talentos e tecnologia. Estas mudanças implicam, definitivamente, em um perfil de profissionais bem diferente nos próximos anos.
Estudos realizados pela Willis Towers Watson, apontam que nos últimos três anos houve um crescimento de 9% na proporção de atividades automatizadas. Esta penetração tem a tendência de chegar a 30% nos próximos três anos. Mas afinal, o que é a automação?
O que é automação? Quais seus principais métodos nos ambientes de trabalho?
A automação, por si, caracteriza-se como um sistema automático de controle, onde mecanismos validam e verificam seu correto funcionamento a partir de comandos pré-estabelecidos. Também pode ser descrita como um conjunto de técnicas aplicadas sobre um processo, com o objetivo de torná-lo mais eficiente. Seja diminuindo custos ou aumentando sua performance.
No ambiente de trabalho, para automação, podemos incluir inteligências artificiais, robótica, machine learning, entre outros. Mas, quando falamos de automação no ambiente de trabalho, é fundamental conhecer os três principais métodos de automação e seus objetivos.
- Automação Cognitiva: é a que inclui inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina). Comumente utilizada na realização de tarefas complexas, não rotineiras e que exigem a análise de dados. Aqui, ao invés de realizar ações específicas, as automações utilizam algoritmos complexos para interpretar dados e aprender com eles. É uma tecnologia comumente encontrada em sistemas de recomendações, sistemas de vigilância, veículos autônomos, entre outros.
- Robótica Social: A robótica social utiliza da fusão de equipamentos físicos (como sensores, e outros hardwares) com algoritmos de inteligência artificial. Assim, temos automações que interagem com pessoas. Por exemplo: gadgets de IOT, drones autônomos e sistemas de monitoramento.
- Automação de Processos Robóticos (RPA): está, dentro de ambientes corporativos, talvez seja a mais utilizada em comparação aos demais métodos de automação. A RPA (Robotic Process Automation), permite agilizar processos de negócio rotineiros, de grande volume e baixa complexidade. Permite simplificar processos diários no dia a dia de trabalho, entregando a possibilidade de profissionais focarem no extrato das suas atividades outrora operacionais. Aqui, podemos citar: softwares de atualização cadastral, automação de marketing ou bots para realização de pequenas tarefas.
Machine Learning é um dos braços da engenharia computacional que surgiu do estudo e reconhecimento de padrões, aprendizado computacional e inteligência artificial com o objetivo de criar sistemas que podem aprender com dados identificando padrões e tomando decisões com a menor interferência humanos possível.
De maneira geral, a automação no ambiente de trabalho permite que empresas e pessoas realizem seus trabalhos com mais eficácia, e velocidade, diminuindo índices de erros humanos e permitindo que as pessoas se concentrem em atividades analíticas, de maior valor para o crescimento profissional e da organização.
Automações e Indústria 4.0
Vale ressaltar que grande parte destas automações corre em paralelo à evolução da Indústria 4.0, também conhecida como quarta revolução industrial. Este conceito engloba várias inovações tecnológicas dos últimos anos utilizadas para facilitar processos industriais.
O conceito de Indústria 4.0 compreende que integrar máquinas, softwares e ativos pode criar redes de produção mais inteligentes, permitindo prever falhas, adaptar requisitos e planejar mudanças com mais precisão e agilidade. Hoje, as principais ferramentas da Indústria 4.0, e de automação, são: Internet das Coisas (IOT) e Big Data Analytics.
Os desafios de RH que surgem com a automação.
Com tanta tecnologia e questões ligadas a softwares e programação, é fácil se perguntar onde entra o time de Recursos Humanos em toda essa mudança. Mas as respostas (e os novos questionamentos) facilmente vêm à mente quando lembramos que a digitalização do mercado e das companhias traz mudanças na forma de se trabalhar, na formação e aquisição de talentos e nas competências necessárias para a execução das atividades.
Logo, a automação e digitalização de mercado criarão impactos diretos no desenho de cargos e modelo de contratação, além, é claro, no modelo de funcionamento da operação.
Isto é, na forma que empresa e colaborador se relacionam. Assim, o RH deve buscar por metodologias que:
- Melhorem a remuneração de profissionais com habilidades específicas;
- Aprimorem a comunicação e o compartilhamento de informações;
- Aumentem a flexibilidade de trabalho, proporcionando horários mais flexíveis e a possibilidade de realização em ambientes externos ao escritório;
- Redesenhe os cargos de forma a entregar o job description certo para o profissional devidamente capacitado;
- Desenvolver líderes que acompanhe a mudança tecnológica, fazendo-os impulsionar o ecossistema digital.
Oportunidades que a automação proporciona para o time de RH
Além desses cuidados com colaboradores, também é primordial visualizar as vantagens da automação para o time de Recursos Humanos. Como vimos antes, estabelecer processos e fluxos de trabalho é uma das bases da gestão empresarial moderna.
Logo, criar, reciclar e modelar processos autônomos para times de Recursos Humanos proporciona mais foco em estratégia e uma visão macro da operação, seja a partir de painéis de controle, ou de relatórios periódicos automáticos. As possibilidades são inacabáveis, e dar lugar à automação em substituição das atividades repetitivas contribui para a construção de uma marca empregadora mais robusta e encantadora. Assim, a automação para área de RH pode contribuir em:
- Recrutamento e Seleção;
- Gestão de vagas;
- Gestão de currículos e candidatos;
- Automação de e-mails de feedback com candidatos;
- Processos de Departamento Pessoal
- Gestão de Férias;
- Onboarding e desligamento de colaboradores;
- Atualização de dados cadastrais;
- Disponibilização de documentos (holerite, informe de rendimento entre outros.);
- Registro de eventos trabalhistas para o eSocial;
A inclusão de automação no dia a dia do RH garante mais agilidade para área, entregando uma experiência do colaborador mais digital, autônoma e simples desde o início da sua jornada profissional em uma empresa até o seu término. E os profissionais de RH ganham mais fôlego para cuidar de seus times.