Existem inúmeros aspectos no dia a dia da administração de uma empresa que impactam a rotina de gestores e que vão muito além da garantia de um correto e eficiente fluxo operacional. Marketing, recursos humanos, facilities, tecnologia, entre outros aspectos, carregam a rotina de empresas com procedimentos e detalhes que devem ser acompanhados de perto.
Na contabilidade, uma área que lida não apenas com o cumprimento de questões legais, fiscais e tributárias, mas também como a fonte de informações gerenciais, uma equipe focada e especializada fornecida por um BPO (Business Process Outsourcing) pode ser o menor caminho para a assertividade da gestão. Considerando a peculiaridade da área contábil e o nível de especialidade para lidar com ela, a opção de escolha por um BPO como responsável por tratar desses temas se torna um caminho cada vez mais atrativo para médias e grandes empresas.
Aderindo ao outsourcing contábil, empresas passam a ter especialistas multidisciplinares tomando conta de suas atividades contábeis sem a necessidade de obter um time in-house.
O que é um outsourcing contábil
Outsourcing é, basicamente, definido como a utilização de algum tipo de serviço (de grande impacto cotidiano e não operacional) ou de pessoal de fora da empresa. Esta contratação costuma ter o propósito de dar bom andamento a rotinas indispensáveis para o negócio. Diferente do que conhecemos como terceirização, outsourcing geralmente é caracterizado como uma atividade que demanda mais foco e expertise. Ou seja, demanda conhecimentos técnicos mais específicos.
Esta é uma prática que proporciona a redução de custos, aumento de performance e diminuição de erros técnicos.
O outsourcing das atividades contábeis possibilita ter uma infraestrutura e um conjunto de material humano preparado e ambientado com rotinas pertinentes a contabilidade. Isso implica em estar atualizado com todos os aspectos legais da mundo contábil.
Aderindo ao BPO contábil
Umas das principais vantagens do outsourcing contábil está na ausência de preocupações quanto à gestão de pessoas, despesas trabalhistas, benefícios entre outros aspectos. Despesas com TI e sistemas também não serão aplicáveis. Com isso, ocorre uma redução de custos considerável. Podemos considerar também:
- Mais liberdade aos gestores para destinar esforços aos processos internos da empresa;
- Possuir uma equipe especializada no entendimento e atendimento das demandas contábeis, resultando em vantagens além das entregas do governo;
- Diminuição de despesas com softwares, pessoal, estrutura física e administrativa para manutenção de equipe in-house.
- Garantia de resultados e SLA (Services Level Agreement) através de contrato;
- Contar com uma empresa que possui seu modelo de trabalho desenhado para que as atividades contábeis ocorram com o mínimo de falhas.