• Alameda Jaú, 1754 - 09º andar | Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01420-006 | Telefone: + 55 (11) 3995-8160

Tudo o que você precisa saber sobre recuperação de impostos

Tudo o que você precisa saber sobre recuperação de impostos

Tudo o que você precisa saber sobre recuperação de impostos 1368 912

A carga tributária aplicada no Brasil é uma das maiores do mundo, consequentemente, é um peso significativo no orçamento de uma empresa. Nesse sentido, diminuir a carga de impostos pagos pode liberar capital para ser investido em outras áreas de empresa. Sendo assim, recuperação de impostos surge como uma opção.

A legislação tributária brasileira é extremamente complexa e sofre alterações constantes, nesse sentido é difícil acompanhar todas as modificações. Além disso, não é incomum que o próprio governo se confunda e determine os valores baseados em alíquotas diferentes das que deviam ser aplicadas.

Logo, tanto as Pessoas Físicas, quanto as Pessoas Jurídicas, podem acabar pagando um valor maior do que o necessário. Por isso, a recuperação de impostos existe como uma maneira de corrigir essas falhas e abrandar os prejuízos.

nastro per confetti amazon orologio solare ad anello amazon profumi maschili più buoni amazon suunto mujer gps aspirador vertical Portugal jbl driver windows 7 aspirador vertical Portugal nastro per confetti amazon dyson aspirador vertical Portugal castello del leone playmobil amazon dámská károvaná košile borsa chanel anni 70 calentador forcali 12 litros opiniones mansion de barbie 2018 altalena jumper jane amazon

Recuperação de Impostos

A recuperação de impostos se refere aos processos que possibilitam que os valores pagos referentes a taxas, contribuições e impostos sejam reavidos, desde que esses valores tenham sido cobrados indevidamente pelos órgãos responsáveis.

Qualquer indivíduo ou empresa, independente do seu porte, tem o direito de pedir o ressarcimento dos valores pagos ao governo quando fica evidente a ocorrência de uma irregularidade na cobrança do tributo.

Existem diversos motivos que podem levar uma empresa a pagar um valor maior a títulos de imposto. Os mais comuns envolvem erro no momento de o cálculo ser feito e alterações na legislação.

Quanto a esse segundo motivo, o critério da anualidade pode ser ignorado. Esse critério define que um novo tributo só começará a ser cobrado após um ano de sua publicação. Não é incomum encontrar empresas que são taxadas a partir dos novos tributos antes do aniversário de sua publicação.

Desse modo, o processo de recuperação de impostos exige muita atenção e conhecimento atualizado e profundo em relação às normas tributárias aplicadas no Brasil.

Quais impostos podem ser recuperados?

É importante salientar que o direito a recuperação de impostos não se aplica a toda e qualquer categoria de tributo. Geralmente, a aplicação pode ser feita em impostos cobrados pela União, entretanto somente um especialista na área poderá informar a lista completa de impostos passiveis de recuperação.

Alguns dos impostos que podem ser recuperados são:

  • PIS (Programa de Integração Social) — receita bruta e repique;
  • COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
  • ICMS-ST (ICMS-Substituição Tributária);
  • IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica);
  • CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);
  • FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) — multa dos 10% em demissões sem justa causa;
  • INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) sobre verbas indenizatórias — nos casos de demissão sem justa causa;
  • ICMS pago nas contas de Energia elétrica.

Benefícios da recuperação de impostos

O principal benefício da recuperação de impostos é a economia, já que reduz os gastos da empresa. Dessa forma, os gestores conseguem manter a qualidade da saúde financeira da empresa, podendo direcionar o valor que seria pago em impostos para o crescimento do negócio.

Entretanto, esse não é o único benefício. Também é possível citar:

  • Redução do custo dos impostos;
  • Diminuição dos riscos de a empresa ser multada ou autuada por algum erro tributário;
  • Redução da própria carga tributária;
  • Proporciona uma melhor gestão do negócio;
  • Ajuda a proteger a saúde financeira da empresa.

Como fazer a recuperação de impostos

O processo de recuperação de impostos não é simples e exige profissionais especializados. Isso porque, antes de qualquer coisa, é preciso passar a limpo todos os tributos pagos pela empresa.

Somente após uma análise completa dos valore e alíquotas cobrados em cada tributo é que poderão ser identificados aquelas cobranças feitas ilegalmente pelos órgãos do governo.

Identificados os valores cobrados de forma errônea, é preciso atualizá-los. Dessa forma, devesse aplicar sobre esses valores a taxa básica de juros SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custodia) em vigência no momento.

Com os documentos em mãos e os valores corrigidos, a empresa pode entrar com procedimento administrativos ou medida judicial pedindo a Justiça a recuperação dos impostos pagos indevidamente.

A empresa pode receber a compensação de impostos de duas formas diferentes. A primeira, o valor pago a mais pode ser abatido do valor dos impostos que ainda serão pagos. Na outra maneira, ela pode optar por receber o dinheiro por meio de uma transação financeira.

É importante ressaltar que, se a empresa optar por abater o valor em cobranças futuras de tributos, ele só pode ser feito em impostos da mesma espécie daquele que foi recuperado. Por exemplo, recuperação de tributos federais podem ser utilizados para a compensação do Imposto de Renda.

Não é necessário fazer uma análise completa dos impostos pagos pela empresa em busca de cobranças indevidas todos os anos. Entretanto, é interessante que os gestores façam isso antes do prazo final de contestação de tributos, taxas e contribuição.

No Brasil, o prazo máximo é de cinco anos, após esse período os valores pagos passam a pertencer integralmente aos órgãos responsáveis pelo recolhimento desses impostos.

Profissionais especializados em recuperação de impostos

A maneira mais segura de fazer a recuperação de impostos de uma empresa é contratando uma equipe especializada. A complexidade das normas e legislações tributárias em vigor no país exige profissionais extremamente capacitados para a realização das análises e conferências necessárias.

Além da presença de especialistas no assunto, a equipe também precisa contar com a ajuda de ferramentas tecnológicas para facilitar e otimizar os processos de análise dos tributos. Dessa forma, além de encontrar erros no pagamento é possível corrigir os impostos que estão sendo calculados erroneamente.

Os profissionais que trabalham com recuperação de impostos são, dessa forma, essenciais tanto para a saúde financeira da empresa quanto para a definição de uma carga tributária justa e conforme as normas brasileiras.

A Bluke somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade.