• Alameda Jaú, 1754 - 08º e 09º | Jardim Paulista, São Paulo – SP - Telefone: + 55 (11) 3995-8160

4 razões para ter uma assessoria contábil

4 razões para que a sua empresa busque uma assessoria contábil

4 razões para ter uma assessoria contábil

4 razões para ter uma assessoria contábil 2245 1497 Marcio Takeuchi

Gerenciar negócios, não é simples. Além de todos os detalhes da operação, há também demandas administrativas, de back office, que somadas às inúmeras questões de burocracia no Brasil, fazem com que controlar demandas contábeis seja um verdadeiro desafio.

Atender todas as especificidades do governo também não é simples. Por isso, recorrer ao serviço de especialistas para atender essas demandas e intermediar a relação da sua empresa com o Fisco é uma alternativa prática para manter o foco da sua força de trabalho na operação da sua empresa.

Por que uma empresa precisa de uma assessoria contábil?

Geralmente, ao dar os primeiros passos na construção de um negócio, é comum que proprietários e diretores de empresas vejam as despesas com uma assessoria contábil como impertinências necessárias

Ocorre que, desde a abertura de um novo CNPJ, ter o apoio especializado de uma assessoria contábil é fundamental. A primeira justificativa talvez seja o fato de que, com exceção dos MEI — Microempreendedor Individual — o serviço de contabilidade é uma obrigatoriedade para toda empresa no Brasil

A Lei 10.406/2002 (Novo Código Civil), art. 1.179, aponta que o empresário e a sociedade empresarial estão obrigados a atender um sistema de contabilidade com base na escrituração uniforme de seus livros, apresentando anualmente o balanço patrimonial e o seu resultado econômico.

Um exemplo da importância dos contadores é o fato de empresas optantes pelo Simples Nacional, por exemplo, estão obrigadas a, anualmente, apresentarem ao Fisco sua DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício). E este, entre outros tantos outros documentos requeridos pelo governo (Livros Razão, Balanço Patrimonial, entre outros) só poderão ser entregues diante da autenticação e assinatura de um contador.

Além de todos os aspectos legais, a assessoria contábil também é importante quando falamos de questões ligadas ao monitoramento da saúde do negócio e desenvolvimento de estratégias para o crescimento

Quem busca desenvolver uma empresa sustentável e promissora conhece a importância de manter um negócio financeiramente saudável. A partir disso, investir em uma assessoria contábil eficaz e preparada para gerenciar a contabilidade de qualquer negócio é essencial. 

Afinal, não é apenas na hora de atender as regras da legislação que uma contabilidade é fundamental. Uma boa assessoria contábil contribui para organizar as finanças da empresa, mostrar o resultado da empresa e apresentar perspectivas que contribuam na definição de estratégias para a companhia.

No fim das contas, embora pareça burocrática, tradicional e até desnecessária — uma visão que o mercado ainda pode ter até do profissional de contábil — a contabilidade é de deve ser tratada como uma peça fundamental para qualquer empresa, já que podem constantemente entregar relatórios e insights de grande valia para qualquer negócio.

Confira a seguir 4 razões que tornam essencial ter uma assessoria contábil eficaz e alinhada à perspectiva de sucesso da sua empresa.

1. Garantia de compliance

A principal questão a se considerar na hora de contratar uma assessoria contábil, definitivamente, é a garantia de compliance legal. Como compliance implica diretamente em estar em conformidade com as regras do governo, uma assessoria contábil eficaz cumpre, primordialmente, o seu papel quando garante que todas as normas contábeis pertinentes ao seu negócio são atendidas. 

Portanto, é obrigação da assessoria contábil garantir a conciliação das contas patrimoniais, análises de resultados, atendimento a fiscalização e auditorias internas e externas, escrituração contábil para qualquer regime tributário e controle dos bens de ativo.

Assim, além de garantir a entrega de declarações acessórias como SPED ECF, ECD e DCTF, entre outras declarações ao longo do ano, também deve garantir a entrega de relatórios e balancetes estratégicos para o desenvolvimento de qualquer negócio.

Dê mais fôlego para o seu time de RH. Conheça o nosso BPO especializado em contabilidade

Em resumo, a assessoria contábil contribuirá para a construção de um planejamento tributário, avaliando questões como regime tributário e outras possibilidades de elisão fiscal de acordo com a atividade exercida, acompanhar a mudanças de legislação, tal qual o seguir os prazos para as entregas de obrigações acessórias. Assim, garantindo a não incidência de penalidades como multas para a organização.

E, como veremos a seguir, destes dados, uma assessoria contábil pode fornecer ricas informações para tomada de decisão e definição de estratégias.

2. Fonte de informações para apoio estratégico

A imagem das demandas contábeis mudou com o passar dos tempos. Hoje, a área de contabilidade mudou muito sua relevância, deixando de trabalhar apenas como recolhedores de impostos, e passando a ter uma ativa participação na compilação e disponibilização de informações estratégicas e de gestão.

Visualize a assessoria contábil como uma ferramenta a mais para tomada de decisões mais assertivas. Em especial para decisões de impacto financeiro, já que índices e relatórios sobre a empresa estão facilmente acessíveis.

Isso facilita a implementação de reports para acompanhamento (às vezes em real-time) do impacto das receitas e despesas — despesas acessórias, custos operacionais, não operacionais entre outros.

3. Melhor controle financeiro

Um bom controle financeiro é um dos principais aspectos de uma empresa de sucesso. Se negligenciado, pode se tornar o pesadelo de muitos administradores já que o desequilíbrio de finanças pode gerar:

  • Ausência dos recursos necessários para honrar despesas de manutenção e operação diária de empresa;
  • Impossibilidade de arcar com compromissos como despesas com fornecedores, remuneração de colaboradores empréstimos, etc. 
  • Dificuldades de atender as solicitações de clientes.

4. Economias e outros benefícios

O principal tópico em que a contabilidade pode contribuir para a retenção de custos é a Elisão Fiscal. Dentro da gestão contábil, a elisão fiscal nada mais é que um conjunto de estratégias administrativas com o objetivo de diminuir o volume de impostos pagos pelas empresas ao Fisco em seus níveis (Municipal, Estadual e Federal).

Além de questões estratégicas, há benefícios ao terceirizar a operação contábil da sua empresa como:

  • Mais produtividade e eficácia no desenvolvimento das atividades, que são realizadas por especialistas;
  • Mais segurança jurídica;
  • Menor custo em comparação a uma equipe in-house para cuidar de todas as demandas contábeis;
  • Especialistas à disposição para sanar dúvidas;
  • Gestão de documentos simplificada;
  • Garantia de atualização com leis e regras governamentais.

Vale ressaltar que o apoio de uma boa assessoria contábil permite entregar informações mais claras para todos aqueles que interessam relatórios sobre a saúde do negócio (gestores, acionistas, diretores, entre outros).

O que considerar no momento de escolher uma assessoria contábil?

No mundo ideal, para startups, por exemplo, é fundamental que uma assessoria contábil participe de toda a jornada de uma empresa, estando presente antes mesmo da formalização de seu CNPJ.

Além disso, ao terceirizar o time contábil, empreendedores de startups devem buscar uma contabilidade habituada a trabalhar com o dinamismo e potencial de crescimento de empresas de inovadoras

Já empresas com governança corporativa, que muitas vezes trabalham com Regime Lucro Real, ao terceirizar devem se atentar e avaliar fornecedores que possuam a robustez necessária para lidar com o tamanho dos seus desafios.

Logo, atente-se aos critérios:

  • Busque por empresas estabelecidas no mercado;
  • Um BPO focado em inovação e que acompanha as tendências do mercado pode ganhar pontos no momento da escolha;
  • Descubra sobre as ferramentas de automação que essa assessoria fornece;
  • Ferramentas utilizadas, softwares aplicações robustas são fundamentais.

Se considerarmos empresas estrangeiras com objetivo de investir e fazer negócios no Brasil, ter uma assessoria contábil torna-se indispensável, principalmente por esses profissionais serem um ponto focal na resolução de dúvidas sobre:

  • Compreender o enquadramento tributário para a empresa;
  • Políticas de investimento Brasileira;
  • Políticas brasileiras de incentivo fiscal;
  • Políticas de incentivo de capital estrangeiro no Brasil.

Deve sempre ser um diferencial assessorias contábeis que:

  • Tenham especialistas bilíngues;
  • Desenvolvam reports dentro dos padrões da matriz, internacionais.

Dê mais fôlego para o seu time de RH. Conheça o nosso BPO especializado em contabilidade
A Bluke somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade.