/* ]]> */
  • Alameda Jaú, 1754 - 09º andar | Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01420-006 | Telefone: + 55 (11) 3995-8160

Tudo o que você precisa saber sobre o processo de recrutamento e seleção

Tudo o que você precisa saber sobre o processo de recrutamento e seleção

Tudo o que você precisa saber sobre o processo de recrutamento e seleção

Tudo o que você precisa saber sobre o processo de recrutamento e seleção 1408 935 Marcio Takeuchi

O processo de recrutamento e seleção é essencial para o desenvolvimento e crescimentos de qualquer negócio. Isso porque são as pessoas escolhidas nesse processo poderão alavancar a realização dos objetivos da empresa.

O processo de recrutamento e seleção fica a cargo do setor de Recursos Humanos da empresa. Sendo que, ele é o responsável por buscar no mercado talentos que vão ajudar a sua empresa a crescer.

Atualmente, com a popularização de diversas novas tecnologias de comunicação o processo de recrutamento e seleção, assim como todo o RH, sofreu diversas mudanças. Continue lendo o nosso texto e aprenda tudo sobre esse processo.

Entendendo o Recrutamento e Seleção

Para muitas pessoas essas duas expressões são sinônimas. Mas, apesar de trabalharem juntas nos processos de contratação dos RH, elas se referem a partes distintas. Portanto, para entendermos melhor como elas funcionam, primeiro precisamos diferencia-las.

Recrutamento

A etapa de recrutamento pode ser explicada como a fase responsável por atrair profissionais, que possuem as habilidades e conhecimentos necessários, para ocuparem as vagas de emprego abertas dentro da empresa.

Assim, baseado no perfil de colaborador ideal para aquela vaga, o recrutamento age como uma peneira, separando aqueles candidatos que mais se adequam às necessidades da empresa.

Dessa forma, tem como objetivo trazer candidatos a determinadas vagas em quantidade e qualidade suficientes para serem avaliados no processo de seleção.

Lembrando que, o processo de recrutamento pode ser feito tanto dentro (buscando ocupara a vaga com profissionais que já fazem parte do quadro de funcionários), quanto de forma externa (procurando no mercado o candidato para assumir determinado cargo).

Seleção

A etapa de seleção é aquele imediatamente posterior ao recrutamento. Ela pega todos os profissionais atraídos pelo recrutamento e começa a comparar seus perfis em busca daquele que vai ocupar a vaga.

O processo de seleção é parecido com um funil. A cada fase, os candidatos cujo os perfis menos se identificam com a vaga oferecida são descartados. Dessa forma, no final, sobra apenas o profissional que acredita ser o mais adequado para exercer tal função.

Para fazer a eliminação de candidatos durante a seleção, os profissionais de RH utilizam um vasto conjunto de ferramentas. Podem ser feitas entrevistas, testes psicológicos, avaliação de conhecimentos específicos e dinâmicas de grupo.

Banners-Artigos_Processos-de-onboarding-e-o-desenvolvimento-da-cultura-organizacional

Importância de um processo de recrutamento e seleção bem-feitos

O processo de recrutamento e seleção é responsável por trazer para dentro da empresa profissionais que se identifiquem com a cultura interna do negócio, assim como, com os objetivos que pretendem ser alcançados.

Dessa forma, a inclusão desses profissionais dentro do dia a dia da empresa é bem mais simples. E os resultados gerados por eles vão corresponder com as expectativas da empresa para o colaborador que ocupa aquele cargo.

Entretanto, se o processo de recrutamento e seleção for malfeito, profissionais desqualificados acabam sendo admitidos. Isso leva ao desperdício, desalinhamento entre trabalhador e empresa e pode levar ao cenário de sobrecarga dos outros colaboradores da empresa. Além disso, pode implicar em despesas desnecessárias com a rescisão de contratos de trabalho.

Tipos de Recrutamento

Podemos separar o processo de recrutamento em três tipos diferentes, sendo que, as mudanças estão ligadas a origem dos candidatos as vagas abertas.

Escolher determinado modelo de recrutamento está diretamente ligado as estratégias pensadas pelo RH para determinada empresa e do tipo de demanda criada pela vaga. Portanto, os três tipos de recrutamento são:

Recrutamento Externo

Esse tipo de recrutamento é feito avaliando candidatos que estão fora do ambiente da empresa, ou seja, disponíveis no mercado ou, até mesmo, trabalhando em outros lugares.

Esse tipo de recrutamento é o mais caro e o mais difícil de ser elaborado. Isso porque, envolve um número muito grande de candidatos e mais etapas para chegar ao processo de seleção. Em contrapartida tem como vantagem trazer para dentro da empresa novos pontos de vistas e experiências que podem agregar positivamente no trabalho realizado.

Além disso, é necessário extrema atenção e cuidado com os locais nos quais as vagas serão anunciadas. Caso contrário, o perfil adequado de profissional pode não ter acesso a colocação oferecida pela empresa.

Recrutamento Interno

Como o próprio nome indica, esse tipo de recrutamento é feito dentro da empresa. Oferecendo a vaga em aberto para os colaboradores que já trabalham no local. Neste formato, diminuem as chances do RH errar, no que confere a identificação do profissional com a cultura da empresa.

Além disso, os colaboradores se sentem extremamente valorizados pela diretoria. Não podemos esquecer que esse tipo de recrutamento é mais barato que o externo.

Recrutamento Misto

Esse modelo é uma mistura dos dois anteriores, onde se procura ocupar uma vaga tanto com profissionais internos e externos, dentro do mesmo processo. O cuidado desse tipo de recrutamento é com a imparcialidade. Não podem ocorrer favorecimentos a determinados grupos em detrimento dos outros.

Processo de recrutamento e seleção digital

Com as novas tecnologias o processo de recrutamento e seleção sofreu mudanças. Atualmente podemos nos comunicar com muito mais facilidade, isso interferiu diretamente no setor de RH. A seguir mostraremos algumas tendências para o recrutamento e seleção atuais:

  • Softwares: todas as etapas passam a ser feitas através do computador, desde o recrutamento até a seleção. Isso porque, programas específicos permitem que as atividades exigidas possam ser realizadas remotamente.
  • Testes comportamentais e Gameficação: os jogos interativos aplicados no processo de recrutamento e seleção ajudam ao RH a analisar os aspectos comportamentais dos candidatos envolvidos.
  • Entrevistas: as tradicionais entrevistas continuam sendo parte importante do processo de recrutamento e seleção, entretanto ela sofreu algumas alterações. Atualmente, ela pode ser realizada a distância através de softwares de vídeo chamadas. Além disso, as primeiras entrevistas (aquelas com o objetivo de conhecer mais dos candidatos) podem ser substituídas por uma série de vídeos postados nas redes sociais.
A Bluke somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade.