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Employee Experience: melhore o engajamento dos seus colaboradores

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Employee Experience: melhore o engajamento dos seus colaboradores

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É muito natural que a grande maioria das empresas se preocupem em agradar seus clientes, apostando todas as suas fichas em conceder a eles a melhor experiência possível. Mas, quando o assunto é seus próprios colaboradores, nem sempre elas estão tão preocupadas. O que é um grande erro.

Junto a essa preocupação com os funcionários, nasceu o conceito de employee experience. Podemos resumi-lo dizendo que são ações que tem como objetivo garantir o bem-estar das equipes e dos colaboradores nas empresas. Tem ainda como foco proporcionar significado verdadeiro ao trabalho de cada um e mostrar os valores de cada indivíduo pertencente às equipes.

Este post foi elaborado para mostrar o que significa employee experience, para que serve e quais seus pontos positivos quando adotados pelo time de Recursos Humanos de qualquer empresa. Leia e compartilhe!

Conceito de employee experience

A conceituação de employee experience é muito semelhante com a de experiência do consumidor, citada anteriormente. A diferença está apenas na aplicação e na finalidade. Muitas empresas já entenderam que o seu desempenho no mercado está muito ligado também ao comportamento de seus colaboradores. Por isso, muitas já praticam mudanças preocupadas com o bem-estar dos funcionários.

Hoje, elas buscam adotar atividades inovadoras para melhorar o desempenho das equipes de trabalho. O que as empresas desejam com isso é reter talentos, melhorar o clima organizacional e atrair profissionais altamente qualificados para trabalhar com elas.

Por conta desses objetivos empresariais, o employee experience é um conjunto de atitudes para tornar a convivência no trabalho mais significativa, criando uma experiência positiva entre os funcionários. E para isso, é preciso que as empresas forneçam um ambiente onde haja a promoção do crescimento dos funcionários, lideranças que inspirem e uma cultura organizacional que possua objetivos bastante claros.

Implementando o employee experience

Em primeiro lugar, para implementar o employee experience em uma empresa, é fundamental descobrir e determinar quais são as necessidades dos colaboradores. Isso pode ser uma tarefa difícil, pois cada um dos funcionários descreverá seu ambiente corporativo ideal de maneira diferente.

Por isso, o mais adequado é que a empresa busque fazer uma pesquisa de clima organizacional antes de qualquer coisa. Com ela, é mais fácil entender o que querem e precisam os colaboradores, estabelecer uma média e investir de maneira certeira naquilo que foi mostrado pelo levantamento, como o melhor caminho para aprimorar o engajamento dos colaboradores.

Passos para melhorar o employee experience

Existem alguns passos a serem tomados para que se possa melhorar o employee experience. Vamos ver alguns deles:

1. Conhecer os seus colaboradores:

Funcionários de uma mesma equipe possuem ideias diferentes sobre as atividades que desempenham, as decisões tomadas e os processos a serem cumpridos. Logo, é preciso que o employee experience consiga reconhecer as diferenças e definir como a perspectiva de cada um pode ajudar na tomada de decisões. Além disso, conhecer os colaboradores é uma forma de entender suas características, perceber como aquele funcionário pode ser uma liderança positiva no futuro e alocá-lo em uma função que permita a empresa usufruir das suas melhores aptidões.

2. Alinhar a experiência dos clientes com a do colaborador:

Vamos usar um exemplo para explicar esse passo: se sua empresa trabalha com tecnologia, tendo como pontos importantes a velocidade e a automação para a satisfação do seu cliente, é preciso fornecer aos seus colaboradores tecnologia de ponta para realizar seu trabalho da melhor maneira. Os benefícios oferecidos aos funcionários logo são percebidos e fortalecem a identidade e a cultura de qualquer negócio.

3. Ambiente de valorização e crescimento:

O salário oferecido por uma empresa para um determinado cargo, muitas vezes, não é o principal fator analisado por um futuro colaborador. Hoje em dia, questões como desafios que serão enfrentados, possibilidade de crescimento profissional e pessoal, autonomia e valorização são considerados importantes para os candidatos. Logo, empresas que encorajam os funcionários, que permitam que eles desenvolvam habilidades e aumentem suas responsabilidades fazem com que o employee experience melhore.

A Importância do employee experience

Tudo o que falamos até agora aponta que o employee experience é muito importante para realizar a fidelização dos funcionários, fazendo com que eles se sintam mais engajados a realizar seu trabalho. Em consequência, a empresa acaba lucrando mais.

No entanto, existem outros pontos importantes que surgem com a melhora do employee experience. São eles:

  • Comunicação interna mais efetiva;
  • Cultura organizacional fortificada;
  • Redução de erros operacionais;
  • Clima mais acolhedor dentro da empresa;
  • Ampliação do engajamento;
  • Colaboradores mais acessíveis;
  • Redução da rotatividade de funcionários.

Vantagens do employee experience

O employee experience garante ainda algumas vantagens. São elas:

  • Crescimento da satisfação do cliente: pode parecer estranho, mas funcionários satisfeitos levam a maior satisfação do cliente. Isso porque o colaborador, quando está mais motivado, faz um atendimento melhor, otimizando a experiência do consumidor;
  • Crescimento da produtividade e do engajamento: quando uma empresa valoriza seus funcionários, eles se sentem mais engajados e comprometidos com seu trabalho. Com isso, a produtividade também cresce;
  • Melhora na qualidade de vida do funcionário: quando o ambiente de trabalho traz boas condições psicológicas, culturais e para a realização de tarefas, a qualidade de vida dos funcionários melhora. Isso porque os níveis de estresse, cansaço e erros caem bastante; e
  • Melhora na retenção e atração de talentos: a percepção de um bom employee experience faz com que os funcionários que estão na empresa não queiram sair e aqueles que estão de fora queiram ser contratados para prestar o melhor serviço.

Tudo isso mostra que as empresas devem se preocupar com a experiência de seus colaboradores na realização de suas tarefas. As vantagens são inúmeras e alcançam a empresa em si e os colaboradores, que se tornam muito mais engajados e produtivos.

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