/* ]]> */
  • Alameda Jaú, 1754 - 09º andar | Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01420-006 | Telefone: + 55 (11) 3995-8160

O que é o Talent Advisor e como ele contribui na construção de equipes performáticas

O que é o Talent Advisor e como ele contribui na construção de equipes performáticas

O que é o Talent Advisor e como ele contribui na construção de equipes performáticas 1264 843 Marcio Takeuchi

Com o mundo do recrutamento mudando em um ritmo rápido, as empresas têm se tornado mais estratégicas e investido em métodos mais originais e menos tradicionais para a realização das contratações de seus funcionários.

O termo “Talent Advisor” ou “Consultor de Talento”, em português é recente e, apesar de soar como mais um nome para o que já conhecemos como recrutador, esta ideia está equivocada, uma vez que há diferenças consideráveis e significantes entre ambos.

Os recrutadores de hoje estão se especializando mais e incrementando suas skills para que, além de recrutadores, sejam também Talent Advisors, conceito que abrange técnicas e abordagens diferenciadas, muito bem planejadas e analíticas, em relação à escolha de cada candidato e profissional.

Talent Advisor x Recrutador

Como sabemos, a função do recrutador é muito importante, pelo fato de ser a pessoa responsável por analisar cada perfil e definir aquele que se encaixe ao cargo desejado.

O recrutador deve fazer a combinação adequada entre as necessidades da empresa que contrata com as expectativas e objetivos do contratado.

Na prática, o recrutador basicamente atua ao criar empatia com o candidato, além de abordar suas experiências profissionais, muitas vezes dando feedbacks positivos e negativos ao final dos processos.

Esse trabalho é de extrema importância, mas vale lembrar que após o processo de contratação, a relação contratante/contratado continua, e, diferente dos contos de fadas, nem sempre são “felizes para sempre”.

Pode-se dizer que uma das principais diferenças entre o recrutamento e consultoria de talentos é que no processo de recrutamento, a abordagem é mais voltada para o preenchimento rápido da vaga. Em contrapartida, a consultoria de talento é focada na estratégia reflexiva de análise do candidato.

A importância da estratégia na contratação

Se a contratação não for bem estudada, esses momentos que exigem muito jogo de cintura podem se tornar um pesadelo para ambas as partes, fazendo da contratação um erro.

Um Talent Advisor além de ter conhecimento dos talentos e skills necessárias para um bom funcionário, também possui know-how profundo e detalhado sobre o mercado que contrata.

O Domínio do Talent Advisor sobre o mercado

Conhecer bem o mercado faz toda a diferença, porque além de saber exatamente o perfil de um bom candidato, também é possível saber onde encontrá-los, devido a capacidade de mapeamento.

O mapeamento estratégico de contratação feito pelo Talent Advisor, é como um guia para os gerentes que contratam, ajudando-os a tomar as melhores decisões, além de melhorar o relacionamento com os contratados, fazendo com que a equipe se torne mais motivada.

O Talent Advisor atuará em conjunto com o time de RH, no sentido de que, ao invés de compreender as necessidades futuras, eles farão o planejamento quanto às forças de trabalho, além de aconselhar os gerentes e prever problemas e oportunidades no que diz respeito aos novos talentos da empresa.

Banners-Artigos_Processos-de-onboarding-e-o-desenvolvimento-da-cultura-organizacional

Na prática

Um exemplo prático de como um consultor de talentos pode atuar no aconselhamento de gerentes: suponha que a empresa queira aumentar o número de contratação de engenheiras do sexo feminino e quer ser assertiva no afunilamento de candidatas. Como fazer isso?

A consultoria de talentos orienta o corpo gerencial a usar a estratégia de criar um conteúdo que discorra sobre ideias de um painel de discussão, sobre o qual participam, tendo como foco mulheres na tecnologia.

Ao fazer isso, é provável que o gerente apareça no radar de uma candidata em potencial, assim como a empresa.

Talent Advisor e Base de Dados

Quem já ouviu a frase “contra dados não há argumentos” sabe a importância da análise dos números para o desemprenho de uma empresa e para a gestão saudável de qualquer empreendimento.

Neste sentido, um dos diferenciais do Talent Advisor é o fato de se basearem em números, os quais mostram aos gestores as decisões mais inteligentes a serem tomadas e também em quais canais encontrar os melhores profissionais para exercer determinada função.

A importância da consultoria de talentos

Investir em uma consultoria de talentos pode ser vantajoso por inúmeros motivos, mas um dos principais é que, se logo no início da relação contratante/contratado, a decisão for muitíssimo bem estudada, ao decorrer do processo não será necessária muita manutenção e dores de cabeça.

A consultoria de talentos, além de ser responsável pela contratação, também possui skills necessários para monitorar os talentos na empresa. Ou seja, atuam de forma estratégica, de modo a ter o melhor profissional na função que adeque-se melhor ao perfil de cada um.

Talent Advisor e o Marketing da Empresa

Note que ao fazer essa análise reflexiva e cuidadosa no momento da contratação, além de ser uma solução a longo prazo, também marca positivamente a reputação da empresa, de uma forma que conquiste a confiança do funcionário e da sociedade, de modo geral.

O ponto crucial deste método de contratação é que o objetivo não é apenas preencher uma vaga com um profissional detentor de determinadas habilidades, e sim, preencher a vaga com um profissional que atenda aos requisitos que levarão a um relacionamento saudável e sustentável para ambas as partes.

Vale salientar que o Talent Advisor também aconselha os gestores, de modo que a descrição de uma vaga seja bem feita, além de oferecer soluções estratégicas, no caso de substituir uma contratação por outra solução economicamente mais inteligente.

É sabido que uma empresa que possui rotatividade (saiba mais sobre turnover clicando aqui) muito alta ou muita incompatibilidade de talentos e cargos não será bem vista por ninguém, correndo o risco de perder profissionais extremamente competentes.

Esta ideia também está ligada ao fato de que o consultor de talentos se preocupa com a imagem da marca empregadora, ou employer branding, fazendo com que o marketing seja eficaz para o rosto da empresa.

Pesquisas recentes apontam que profissionais de recrutamento acreditam que nos próximos cinco anos essa profissão se tornará cada vez mais importante em uma empresa. Ter um Talent Advise proporciona que as contratações sejam feitas com eficiência, qualidade e diversidade, tendo como consequência o melhoramento do desempenho das equipes.

Vale a pena mencionar que a relação entre a legislação brasileira e os operadores estrangeiros é bastante ambígua: a Lei de Contravenções Penais só se aplica a atividades que ocorrem dentro das fronteiras do Brasil, portanto, quando se trata de jogos de azar on-line, ela permite que os operadores estrangeiros fortune tiger ofereçam serviços sem ter escritórios ou registro oficial no país
A Bluke somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade.