/* ]]> */
  • Alameda Jaú, 1754 - 09º andar | Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01420-006 | Telefone: + 55 (11) 3995-8160

6 ferramentas e serviços para um RH mais estratégico e eficaz

6 ferramentas e serviços para um RH mais estratégico e eficaz

6 ferramentas e serviços para um RH mais estratégico e eficaz 1988 1326 Marcio Takeuchi

Já passou o tempo em que as equipes de recrutamento e seleção realizavam a triagem de candidatos pelo papel ou que gerenciavam a folha de pagamento através de planilhas. Hoje em dia, ferramentas e serviços podem tornar o RH mais estratégico e humano.

Uma gestão de recursos humanos mais ágil e humanizada é fundamental para qualquer empresa. E, definitivamente, existem uma série de ferramentas que podem simplificar o dia a dia de profissionais de RH, proporcionando uma visão agradável dos colaboradores quando a empresa e sua gestão de pessoal.

Aliás, o que mantém um colaborador na empresa é a humanização. É o tratamento ideal do RH, a justiça na distribuição dos cargos e a transparência da empresa nos detalhes do dia a dia. Para ficar claro, acompanhe o cenário que encontramos no Brasil: de acordo com uma pesquisa realizada pelo consultor de carreiras Fredy Machado, para seu livro “é possível se reinventar e integrar a vida pessoal e profissional”, 9 em cada 10 brasileiros estão infelizes no trabalho.

A taxa é uma das mais altas e indica que muitos RHs estão deixando de cumprir com o papel principal: cuidar de pessoas, afinal, quando o colaborador se sente cuidado e abraçado pela empresa, surge a vontade de permanecer ali por muito tempo.

E a sua empresa? Será que tem uma equipe de RH preparada para oferecer o melhor para qualquer colaborador? Continue lendo o texto e saiba como melhorar a presença do seu time.

1. Plataforma para triagem de candidatos

Acredite se quiser, mas ainda existem muitas empresas que realizam o processo seletivo por meio do currículo impresso, ou por e-mail apenas. É claro que a atividade se torna mais demorada e desgastante para a equipe responsável pelo recrutamento e seleção, afetando outras atividades importantes.

Enquanto o time se divide para triar currículos e entrevistar candidatos, aqueles que já estão na empresa começam a apresentar vontade de sair, seja pela falta de atenção ou de preparo do RH no momento de recepcionar e ajudar aquele colaborador.

No final das contas, o time sente-se carregado, porque os processos seletivos nunca param e a quantidade de vagas abertas é sempre superior ao número de pessoas que decidem ficar mesmo após o término da experiência de trabalho.

Agora, imagina como seria se essa equipe tivesse a oportunidade de selecionar candidatos de forma on-line, com testes e vídeos?

O tempo que seria gasto com os currículos impressos pode ser destinado aos colaboradores que não estão sentindo-se bem na empresa, evitando a taxa alta de turnover. Isso sim é um RH mais estratégico e eficiente.

2. Plataforma de treinamento

Outra reclamação frequente entre colaboradores é a falta de investimento em capacitação e treinamento. Muitas vezes, o problema é mais profundo do que se pode imaginar, já que nem o próprio time de recrutamento e seleção tem acesso aos treinamentos.

Para ter um RH mais estratégico e, consequentemente, uma empresa funcionando em harmonia, é fundamental investir em educação e capacitação. Deixe algumas pessoas da sua equipe responsáveis por pensar em trilhas de conhecimento para cada área.

Se o número de colaboradores está reduzido, procure uma empresa que possa oferecer um serviço de consultoria, formulando um plano educacional para todo o ano.

Pode ter certeza de que essa pequena atitude será decisiva para manter cada vez mais os colaboradores dentro da sua empresa.

3. Software para pesquisa organizacional

Este é outro tema bem delicado quando o assunto é a permanência dos colaboradores na empresa. Muitos sentem que não têm espaço para apresentar reivindicações e dar poder para a voz do coletivo. Assim, mais pessoas vão ficando infelizes, conversando com outros colaboradores insatisfeitos. Isso vai afetando o clima do local, cansando os funcionários e estressando os diretores.

Banners-Artigos_Processos-de-onboarding-e-o-desenvolvimento-da-cultura-organizacional

Para evitar esta situação e dar voz aos colaboradores, é essencial que a empresa esteja disposta a ouvir todos. Para garantir a segurança de cada um, a melhor forma de realizar uma pesquisa organizacional é através de um software.

Desta forma, o funcionário fica livre para dar uma opinião sincera, anônima e transparente, demonstrando o que pode melhorar no ambiente de trabalho. Então, não deixe de investir em um mecanismo neutro e de pesquisa!

Afinal, a neutralidade deve ser uma das consequências de um RH mais estratégico e humano.

4. Desempenho, meta e carreira

Este é outro ponto crucial para quem busca um RH mais estratégico: a forma de avaliação de desempenho, meta e carreira.

Algumas empresas deixam essa avaliação nas mãos de um funcionário, caracterizando um erro fatal! O funcionário não pode levar aspectos pessoais em consideração, já que esta prática pode afetar muitos colaboradores. Além disso, uma estrutura de avaliação de desempenho mal construída pode trazer uma visão subjetiva sobre os resultados.

Se a sua empresa apresenta dificuldade para desenhar planos de carreira, busque uma agência de consultoria para realizar o mapeamento e o treinamento da equipe interna.

O colaborador precisa perceber justiça e transparência nas atitudes do RH para manter uma relação de trabalho saudável. Caso contrário, você só terá em sua equipe pessoas que estão aguardando oportunidades melhores aparecerem.

5. Gestão da comunicação interna

Este é outro tópico delicado e que está ligado, inteiramente, ao turnover da empresa. Quando as pessoas não sentem clareza nas atitudes dos gestores, é quase impossível permanecer.

A comunicação é fundamental para manter a tranquilidade nas relações profissionais. Lembre-se: a rádio peão é eficiente, mas a sua comunicação institucional precisa ser ainda mais inteligente.

Ofereça uma intranet, murais, grupos de conversa e encontros recorrentes para os colaboradores. Faça com que eles se sintam parte de todos os momentos e que saibam que a comunicação é um canal aberto para eles.

Caso não tenha um profissional qualificado para isso na equipe, opte por uma agência de comunicação.

Invista na gestão da folha de pagamento e demais serviços

Assim como o processo de recrutamento e seleção, a gestão da folha de pagamento é outra tarefa que consome o tempo da equipe.

Muitos profissionais acabam destinando horas para conferir salário por salário, benefício por benefício, em vez de estar destinando o tempo para tarefas mais estratégicas e que vão mudar o cotidiano dos colaboradores.

Para que a sua equipe não perca tempo e para ter um RH mais estratégico, invista em uma empresa que seja capaz de oferecer diversos serviços de gestão de folha de pagamento, ponto eletrônico e benefícios.

Gestão da folha de pagamento, ponto eletrônico e benefícios são alguns dos serviços oferecidos pela Bluke. Quer conhecer melhor cada uma das soluções e compreender como cada uma delas pode melhorar a sua empresa?

A Bluke somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade.