Com o processo de seleção evoluindo cada vez mais, o teste de perfil comportamental começou a ser utilizado com frequência entre os recrutadores. Através dele, a equipe responsável pela seleção de profissionais pode entender de maneira mais objetiva as características dos candidatos, estabelecendo uma seleção mais assertiva, com candidatos que se adéquem ao perfil que a empresa procura.
Preparamos esse artigo para que você entenda um pouco mais dessa estratégia de seleção e conheça os principais métodos para aplicá-la em seu recrutamento. Continue a leitura e aprenda conosco!
Por que utilizar o Teste de Perfil Comportamental?
Cada indivíduo apresenta características únicas e habilidades diferentes, cada uma com a sua aplicação no ambiente de trabalho. Cada perfil desses é específico e pode ser trabalhado de formas distintas, de acordo com a área em que a pessoa irá atuar.
Ao lidar com pessoas, devemos entender que cada uma possui sua bagagem e personalidade, e se trabalhado da forma correta, pode agregar muito valor para a empresa. Por exemplo: uma pessoa comunicativa pode ser melhor aproveitada na área de vendas ou de relacionamento com cliente, o que não poderia ser uma boa opção para alguém mais analítico e introvertido.
Por esse motivo, a análise do perfil comportamental é importante. Nem sempre o candidato com a melhor qualificação será a escolha adequada para empresa, se ele não possuir o perfil compatível com a vaga.
A análise permite que as habilidades encontradas nos candidatos sejam aproveitadas da melhor forma possível, e em um ambiente que permita o seu desenvolvimento, além de deixar o ambiente de trabalho mais leve e saudável para todos.
Como é feita a aplicação do teste de Perfil Comportamental?
O teste de perfil pode ser feito de diversas formas, como a aplicação de questionários pessoais para cada um dos candidatos, realização de dinâmicas em grupo ou com a realização de entrevistas pessoais. Qualquer que tenha sido a forma de coleta escolhida, todo esse processo necessita ser documentado, e os dados obtidos, mensurados.
Já existem no mercado, empresas especializadas que se encarregam da elaboração, aplicação e coleta desses dados, possuindo diversos métodos de avaliação que podem ser escolhidos pelo seu RH. Isso pode facilitar o processo de seleção, além de gerar uma economia de tempo e de recursos.
Quais são os métodos de avaliação mais utilizados?
Teste DISC
Essa metodologia é baseada em quatro tipos básicos de comportamento:
- Dominância: são profissionais firmes e objetivos, que possuem facilidade para lidar com desafios.
- Influência: é um perfil caracterizado pela persuasão e bons relacionamentos. São pessoas animadas, colaborativas, comunicativas e otimistas.
- Estabilidade: são pessoas calmas, que lidam melhor com padrões e atividades rotineiras. Suas maiores características são: cooperação e confiabilidade.
- Conformidade/cautela: são profissionais precisos e cautelosos, muito competentes. Agem de maneira objetiva e possuem muita atenção aos detalhes.
Quais as vantagens?
- Auxilia no processo de autoconhecimento do candidato;
- Desenvolve habilidades;
- Serve de guia para a gestão das equipes;
- Torna o ambiente de trabalho mais harmônico.
Teste de Perfil STAR
Esse teste de perfil está focado em conhecer as características do candidato diante de situações reais. STAR é uma sigla para as seguintes etapas: Situação, Tarefa, Ação e Resultado, e extrai do indivíduo ações e reações diante da situação proposta.
- Situação: o candidato deve relatar uma atividade ou tarefa desafiadora, sendo no ambiente de trabalho, prática de voluntariado ou outra ocasião relevante, de maneira específica.
- Tarefa: ele deve descrever as suas responsabilidades na ocasião.
- Ação: ele deve descrever como a tarefa foi realizada e suas atitudes para concluir.
- Resultados: ele deve relatar qual foi a conclusão dessa tarefa, os resultados obtidos e o que ele pode extrair de aprendizado.
Quais as vantagens?
- Obtenção de exemplos reais e relevantes;
- Verificar a capacidade expressiva do candidato;
- Dá ao candidato a oportunidade de descrever uma experiência relevante, e ao recrutador a chance de entender melhor a sua capacidade e raciocínio.
Teste de perfil IAC
O Inventário de Aderência Cultural (IAC) é um teste composto por 84 perguntas, e tem o objetivo de analisar os traços culturais de um candidato e se essas características são compatíveis com a empresa. Seu método é dividido em seis dimensões que são comparadas com a empresa:
- Orientação a resultados vs. Processos;
- Orientação a trabalho vs. Colaborador;
- Cultura profissional vs. Paroquial;
- Sistema fechado vs. Aberto;
- Controle rígido vs. Fraco;
- Cultura pragmática vs. Normativa.
Quais as vantagens?
Entender mais sobre o Fit Cultural de cada candidato.
Metodologia Big 5
É um teste de personalidade que divide os traços individuais em cinco dimensões:
- Abertura a novas experiências;
- Conscienciosidade;
- Extroversão;
- Neuroticismo;
- Simpatia.
Ela faz uma análise dos traços individuais do candidato, sem que os separe por tipos.
Conclusão
Como vimos, existem diversas opções de Teste de Perfil Comportamental para que a sua empresa otimize o processo de recrutamento. Independente da escolha, é vital que os Recursos Humanos testem a metodologia com antecedência e aplique os testes com um profissional. Isso vai garantir que o resultado seja o esperado e que não haja dúvidas durante o processo.