/* ]]> */
  • Alameda Jaú, 1754 - 09º andar | Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01420-006 | Telefone: + 55 (11) 3995-8160

Como realizar um processo seletivo a distância

Como realizar um processo seletivo a distância

Como realizar um processo seletivo a distância

Como realizar um processo seletivo a distância 1680 1120 Marcio Takeuchi

Dada à nova realidade que estamos vivenciando, muitas empresas precisaram adaptar seus métodos e protocolos, de modo a manter suas atividades e processos internos. Uma dessas mudanças é a realização do processo seletivo à distância. Essa forma de recrutamento já era uma realidade, porém, devido aos acontecimentos recentes ocasionados pela crise do Covid-19 e o necessário distanciamento social, se tornou uma opção viável e segura para realizar um processo seletivo.

São inúmeros os motivos e vantagens em se realizar um processo seletivo à distância: economia de capital, variedade de candidatos, agilidade no processo, etc. A utilização das novas tecnologias e da internet, pode facilitar muito esse processo de recrutamento e seleção, e propiciar um diferencial competitivo.

Através desse método, é possível incluir um número maior de candidatos, proporcionando um processo seletivo de qualidade e competitivo.

piumino corto north face donna tampoes ouvidos ruido Portugal desigual reversible clutch table cuisson neff nike men%27s sandals with straps castello del leone playmobil amazon suunto mujer gps piastrine zanzare neonati amazon aspirador vertical Portugal jbl driver windows 7 desigual reversible clutch piastrine zanzare neonati amazon intel 2600 i7 calentador forcali 12 litros opiniones piastrine zanzare neonati amazon

Preparamos esse artigo para te ajudar a entender melhor como funciona o processo seletivo à distância e iniciar a elaboração de uma estratégia que faça sentido para a situação e as necessidades da sua empresa.

Como iniciar a elaboração de um processo seletivo à distância?

Cada processo seletivo possui suas particularidades e objetivos. Dessa forma, cada um deles é único. De acordo com o que a empresa procura, as etapas do processo podem ser feitas de maneiras diferentes, por exemplo: utilizar o recrutamento nas primeiras etapas, para afunilar e pré-selecionar os candidatos, e após, finalizar com uma seleção presencial, já com os selecionados. Vejamos a seguir as etapas para a utilização dessa modalidade de seleção:

Etapa 1: Antes de iniciar a seleção propriamente dita, é necessário que o departamento de Recursos Humanos realize um planejamento de como o processo seletivo deverá ser feito no decorrer das etapas, para que tudo fique de acordo com a essência de empresa.

Além disso, todas as informações referentes à vaga devem estar especificadas já nesse momento, como carga horária, salário, benefícios, etc., incluindo os critérios estabelecidos para a candidatura.

Prepare a divulgação da vaga com todas as informações pertinentes relacionadas a ela, de forma que qualquer candidato que a leia consiga entender, principalmente no que se refere aos benefícios e função a ser exercida. Dependendo do perfil da vaga e suas especificações, é possível fazer uma pré-seleção com provas e testes e analisar os currículos após os resultados.

Etapa 2: nesse momento, é iniciada a divulgação da vaga. A empresa seleciona as plataformas adequadas para essa divulgação e captação dos melhores candidatos.

Etapa 3: aqui será definido qual o método a ser utilizado para realizar a primeira triagem entre os candidatos. Essa parte pode ser feita com a análise dos currículos recebidos, prova ou teste eliminatório. As plataformas que realizam seleção e recrutamento ajudam a evitar falhas e erros durante essa etapa, por utilizarem filtros e análise de currículo.

Banners-Artigos_Processos-de-onboarding-e-o-desenvolvimento-da-cultura-organizacional

Etapa 4: além da análise dos currículos, é importante considerar os perfis dos candidatos. É um bom ponto a se observar o comportamento desses candidatos na rede e a postura que eles apresentam.

Por exemplo: através das redes sociais é possível analisar a estabilidade que a pessoa apresenta em seus últimos empregos, como é o seu comportamento online e a sua compatibilidade com os valores da empresa. Serve também para confirmar experiências anteriores e suas recomendações.

Etapa 5: chegando nessa fase, a quantidade de candidatos será menor, visto que as etapas anteriores já realizaram uma pré-seleção. A visão que os recursos humanos possuem de cada candidato aqui é bem mais clara, e é um bom momento para conhecê-los um pouco melhor antes de passar para as últimas etapas.

É importante comunicar sobre o status do processo seletivo e a posição em que se encontram, e solicitar mais informações sobre as experiências e a formação, por exemplo. É nessa etapa também que são aplicados os testes de perfil e analise comportamental, que também podem ocorrer online.

Etapa 6: realizada a entrevista remota com o departamento de Recursos Humanos, é a hora de agendar a última entrevista em vídeo com os gestores, a fim de confirmar as informações constantes no currículo e conhecer o candidato com mais profundidade técnica.

Etapa 7: O processo já se encontra completamente afunilado nesse momento, restando apenas os candidatos adequados para o preenchimento da vaga. Para a decisão final, os gestores podem realizar uma entrevista remota ou presencial, depende da necessidade da empresa.

Quais as vantagens do recrutamento à distância?

Vejamos a seguir as vantagens de realizar um processo seletivo online:

Maior alcance de candidatos capacitados

Os processos seletivos que são divulgados online possuem um alcance muito maior. A utilização das redes sociais e páginas especializadas em recrutamento pode atrair um alcance maior de candidatos compatíveis e qualificados para a vaga, o que não aconteceria em uma divulgação mais restrita. Isso pode garantir mais amplitude na captação de currículos com fit ideal para a vaga.

Maior produtividade da equipe

Com a pré-análise e seleção realizadas de forma remota (e se possível com o auxílio de softwares para gestão e centralização dos currículos), os profissionais do RH terão muito mais tempo hábil para focar em outras tarefas. Atrelado a isso, a aplicação dos testes online e a obtenção de seus respectivos resultados ocorrem de maneira muito mais rápida do que os métodos convencionais.

Implementação de um banco de talentos

Como a realização de um processo seletivo remoto, os currículos impressos acabam se tornando obsoletos. O envio dessas informações é totalmente automatizado, o que garante que eles serão armazenados para possibilidades futuras. Além disso, a chance de talentos se perderem em arquivos e pastas é reduzida a zero. Os currículos ficam armazenados em nuvem e podem ser acessados a qualquer momento.

A utilização das plataformas de seleção online é uma alternativa que pode ajudar muito a empresa nessa tarefa, uma vez que todas as etapas e processos do recrutamento são automatizados. A chance de erros é consideravelmente reduzida, e bons candidatos não se perdem no meio da seleção.

A Bluke somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade.