/* ]]> */
  • Alameda Jaú, 1754 - 09º andar | Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01420-006 | Telefone: + 55 (11) 3995-8160

Saiba como a terceirização de serviços pode ser benéfica para a sua empresa

Saiba como a terceirização de serviços pode ser benéfica para a sua empresa

Saiba como a terceirização de serviços pode ser benéfica para a sua empresa

Saiba como a terceirização de serviços pode ser benéfica para a sua empresa 2451 1634 Marcio Takeuchi

A terceirização do trabalho é algo que acontece há bastante tempo, mas que vem alcançando seu auge na atualidade.

As empresas têm optado cada vez mais pela contratação de serviços terceirizados, pois, as vantagens e o alcance deles são muito perceptíveis quando empresas, startups, investidores e empresas internacionais compreendem o ganho de performance e qualidade trazidos pela terceirização.

O que é a terceirização de serviços (o famoso outsourcing)?

O conceito é bem simples, terceirizar um serviço é contratar uma empresa para realizar alguma atividade que, normalmente, seria realizada por algum funcionário próprio. Isso significa que a empresa que faz essa contratação não é responsável pelo funcionário em si, não é quem paga salário e benefícios, ela paga a empresa que presta o serviço terceirizado.

Quais serviços podem ser terceirizados?

Os serviços mais comuns de serem terceirizados, que você pode observar em quase todas as instituições e estabelecimentos, são os de segurança e limpeza. Existem muitas empresas especializadas que prestam esse serviço, pois já é algo realmente enraizado.

Entretanto, com o surgimento de empresas atuantes em outros tipos de serviços terceirizados, outras atividades estão se tornado quase tão comuns quanto os citados anteriormente, são eles: TI, marketing, recrutamento e seleção, controladoria, contabilidade, fiscal, gestão financeira e de folha de pagamento, entre outras inúmeras atividades.

Este cenário é muito positivo, pois, estão surgindo empresas extremamente especializadas nesses serviços, o que tem sido muito bom para o crescimento das empresas.

No geral, fora os que já foram citados, serviços de facilities, manutenção e logística são bastante atuantes no mercado.

Existem restrições para a contratação de mão de obra terceirizada?

A legislação brasileira diz que nenhuma atividade-fim pode ser realizada por funcionários terceirizados, apenas serviços marginais. Isso quer dizer que, se, por exemplo, você possui uma empresa que fabrica sapatos. A confecção em si dos sapatos não pode ser feita por empresas terceirizadas, apenas os outros serviços que a sua empresa necessita (backoffice ou retaguarda), como a administração e a limpeza.

Quais as vantagens de se contratar serviços de administração financeira terceirizados?

A terceirização de serviços possui muitas vantagens e pode ser muito benéfica para as empresas.

A primeira vantagem está no foco das atividades. Ao contratar serviços terceirizados de gestão você poderá focar na sua atividade-fim, isso é importante, principalmente, se você estiver iniciando sua empresa, pois, poderá se dedicar ao crescimento da sua marca.

Isso otimiza a rotina empresarial e aumenta a produtividade, já que você terá mão de obra especializada desenvolvendo cada serviço específico da sua empresa.

Uma boa gestão é o que destaca uma empresa entre as outras e com a concorrência cada vez maior, quanto antes utilizar-se de ferramentas, como o serviço terceirizado, para alcançar a maior eficiência possível, mais rápido se alcançará o sucesso.

A mão de obra que uma empresa terceirizada vai lhe fornecer deve ser especializada e experiente. Isso garante que as atividades sejam realizadas de forma muito precisa. Afinal, lidar com documentações e movimentações financeiras, por exemplo, é algo extremamente complexo e que precisa ser realizado com cuidado e segurança para qualquer empresa.

Pequenos erros de gestão podem gerar graves consequências estruturais para uma empresa. Além disso, como já foi citado anteriormente, sua empresa não será o responsável legal e financeiro dos profissionais terceirizados. Esse fato é responsável por gerar muita economia para a sua empresa.

Você não terá que arcar com os benefícios garantidos pela lei trabalhista nem será responsável por cenários adversos de conflitos trabalhistas e indenizações. Portanto, agregar serviços terceirizados à sua empresa será muito bom para o desenvolvimento do seu negócio.

Como os serviços terceirizados podem ajudar a minha empresa?

É muito comum que para empresas que buscam escalar seu negócio, o capital para investir em funcionários seja reduzido e, algumas vezes, até o espaço para alocar esses colaboradores é um problema.

Com um serviço de contabilidade terceirizado, por exemplo, sua empresa terá a gestão de uma área inteira sem precisar, necessariamente, contratar uma equipe. Isso é um ponto positivo, pois a legislação regula a quantidade de funcionários que é permitido em cada tipo de empresa e seu regime tributário.

Para as pequenas empresas esse número pode ser bastante reduzido, tornando inviável a contratação de funcionários para realizar serviços de gestão, senão, a atividade-fim da empresa acaba por ficar largada, sem recursos suficientes para realizá-la.

Outro fator importante de se observar, é que, se você for um investidor novo, que acabou de entrar no mundo dos negócios e ainda não possui muita experiência com gestão, precisará de um suporte atencioso para que, além de deslanchar a sua empresa, te ajude a aprender o que é necessário para gerenciar uma empresa rumo ao sucesso.

Dessa forma, a terceirização de serviços é muito benéfica para o crescimento da sua pequena empresa.

Como os serviços terceirizados podem ajudar empresas estrangeiras no Brasil?

Quando uma empresa internacional tenta se estabelecer em algum país que não seja o seu de origem, pode encontrar muitas barreiras.

A primeira delas é a linguística. Isso é um grande problema, pois, sem comunicação, nada se resolve. Portanto, o primeiro passo é garantir que haja uma língua em comum entre os administradores, os funcionários e os documentos.

A ponte entre administradores e documentos pode ser feita através de serviços terceirizados de gestão que ofereça essa possibilidade de quebrar a barreira linguística.

Outro empecilho pode ser as questões culturais e legislativas, pois, elas mudam de país para país e, para garantir que uma empresa internacional se estabeleça seguindo corretamente toda a legislação brasileira, pode ser necessário à contração de uma empresa terceirizada para realizar atividades fiscais.

A Bluke somente utiliza cookies essenciais a navegabilidade do site, para melhorar a sua experiência com nossos canais e serviços, inexistindo quaisquer coletas de dados adicionais. Ao utilizar nossos serviços e canais, você concorda com a coleta exposta. Para saber mais informações confira nossa Política de Privacidade.